Menu
Paraíba

Tesouro Nacional decide bloquear FPM de duas prefeituras no Vale do Piancó

O bloqueio ocorre quando o Município não realiza o pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

Da Redação do Diamante Online

20/07/2016 às 11:09 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Previsto para ser creditado nesta quarta-feira (20), pelo menos 196 Municípios no país, sendo 14 da Paraíba, podem não receber o segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês, de acordo com informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

A Confederação Nacional de Municípios informa que o Município afetado poderá identificar o repasse no extrato bancário, porém o recurso estará bloqueado para saques, transferências, entre outras operações.

O bloqueio ocorre quando o Município não realiza ou atrasa o pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ou ainda possui dívidas com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Quando isso acontece, a prefeitura não tem acesso ao recurso.

Para solucionar o problema, a CNM orienta que o gestor primeiramente identifique qual pendência motivou o bloqueio do repasse, o que deve ser feito junto à Delegacia da Receita Federal do Brasil de Jurisdição.

Em seguida, a administração municipal precisa efetuar a regularização e apresentar as guias pagas na delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) de jurisdição do Município, solicitando que o desbloqueio seja realizado no sistema chamado Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPEM).

Municípios

Araruna

Baraúna

Caaporã

Caldas Brandão

Massaranduba

Monteiro

Mulungu

Olho D’água

Piancó

Prata

Riacho dos Cavalos

Salgado de São Félix

Santa Rita

Tacima

Jornal da Paraíba

Tópicos
Anúncio full