Menu
Paraíba

Enem 2016 na PB vai contar com 1,4 mil policiais em plano de segurança

Policiais devem fazer escolta de provas e segurança nos locais de prova

Da Redação do Diamante Online

18/10/2016 às 17:04 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Na Paraíba, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai contar com a segurança de 1,4 mil policiais militares. O plano de segurança divulgado pela Polícia Militar nesta terça-feira (18) explica que o efetivo deve trabalhar na escolta as provas e os cadernos de questões, assim como no policiamento dos 478 locais de prova nas 51 cidades onde o exame vai ser realizado.

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, mas a operação Enem/2016 da Polícia Militar acontece do dia 4 até o dia 7 por causa das escoltas dos carros dos Correios que vão transportar as provas das unidades centralizadoras (em João Pessoa e Campina Grande) para as unidades distribuidoras, que ficam nas cidades onde acontecem os exames.


O coordenador de planejamento da Polícia Militar, tenente coronel Montgomery Silva, disse que a corporação está pronta para a operação. “Estamos prontos para garantir o sigilo e a segurança na aplicação das provas do Enem 2016 aqui na Paraíba, no que compete a Polícia Militar, através da escolta das provas e do policiamento nos locais. Durante os últimos meses, participamos de várias reuniões de alinhamento da estratégia de segurança em Salvador, São Paulo e Brasília, o que serviu para construir nosso planejamento”, disse.

A PM acompanhará em tempo real toda a operação no estado, através de três Centros de Comando e Controle, localizados em João Pessoa, Campina Grande e Patos, dando soluções rápidas a eventuais problemas e ocorrências que possam surgir no decorrer da operação, como também com envio de reforço para as rotas de deslocamento dos carros com as provas e cadernos de questões.

Ainda de acordo com o planejamento, a Polícia Militar vai utilizar drones para auxiliar viaturas e motos que vão fazer as rondas nas proximidades desses locais. O objetivo é combater roubos e furtos, já que muitos carros de candidatos ficam estacionados na parte externa, como também coibir a perturbação do sossego nas ruas adjacentes.

G1

Anúncio full