Menu
Paraíba

Prefeitos paraibanos voltam a se mobilizar e fazem pressão em Brasília

Queremos obter do futuro presidente da República o compromisso com a causa municipalista e o atendimento de reivindicações acumuladas até agora, frisou o dirigente da Famup.

Da Redação do Diamante Online

21/05/2018 às 22:16 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A partir de amanhã (21), mais de 100 prefeitos da Paraíba estarão desembarcando em Brasília para participar da Vigésima primeira Marcha em Defesa dos Municípios.

A comitiva de gestores paraibanos será conduzida pelo presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, Tota Guedes, que avalia como importantes as Marchas à Capital federal para o atendimento de reivindicações de interesse das cidades, ainda marginalizadas, conforme ele, devido à ausência de um legítimo pacto federativo que contemple as desigualdades inter-regionais.

Os gestores estão mobilizados para insistir na liberação ou repasse de recursos por parte do governo federal, que possibilitem a manutenção dos programas sociais e a divisão dos royalties do petróleo, que este ano constitui a principal bandeira na pauta dos administradores.

Promovido até a próxima sexta-feira pela Confederação Nacional de Municípios, presidida por Paulo Ziulkoski, o evento contará desta feita com a participação não só de parlamentares, mas, também, de presidenciáveis que já se apresentam como candidatos ao Planalto por diferentes partidos. Tota Guedes fala do interesse dos prefeitos em levar aos presidenciáveis o relato das prioridades municipais, bem como das necessidades de mudanças estruturais na Federação brasileira.

Havia uma expectativa, entre prefeitos não só da Paraíba mas de outros Estados, que o governo do presidente Michel Temer tivesse sensibilidade para atender reivindicações que afligem as comunidades e dificultam a sobrevivência de prefeituras, às voltas com inúmeros encargos sem que haja compensações ou contrapartida do governo federal. Reclamam, porém, esses gestores, que o presidente Temer não correspondeu às expectativas e que o destino dos municípios está nas mãos, agora, dos futuros dirigentes. Queremos obter do futuro presidente da República o compromisso com a causa municipalista e o atendimento de reivindicações acumuladas até agora, frisou o dirigente da Famup.

 

Os Guedes

Tópicos
Anúncio full