Menu
Paraíba

Paraíba é o 9º estado que mais produz energia eólica no Brasil

Estado possui 15 usinas e tem capacidade para produzir 156,9 megawatts.

Da Redação do Diamante Online

07/11/2018 às 11:02 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Paraíba é o 9º estado que mais produz energia eólica no Brasil, conforme divulgou a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), na segunda-feira (5). O estado possui 15 usinas e tem capacidade de produção para 156,9 megawatts.

O Brasil ultrapassou a marca de 14 gigawatts de capacidade instalada de energia eólica com o que é produzido nos 568 parques eólicos e mais de 7 mil aerogeradores, em 12 estados. A capacidade é a mesma instalada em Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil.

Em média, a energia gerada por estas estações equivale ao consumo residencial de cerca de 26 milhões de habitações ou de 80 milhões de pessoas, segundo a associação.

Os estados brasileiros produtores de energia eólica são Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Piauí.

Energia Eólica é sinônimo de desenvolvimento
A matéria-prima da energia eólica são os ventos estáveis, intensos e sem mudanças bruscas de velocidade e direção. Tipo que concentra 25% do serviço no setor. A Abeeólica afirma que 80% da produção é nacionalizada, gera empregos e produz com alta tecnologia e investimento.

A presidente da Abeeólica, Elbia Gannoum, reforça a importância e a necessidade de cada fonte. Do lado da energia eólica, o que podemos dizer é que a escolha de sua contratação faz sentido do ponto de vista técnico, social, ambiental e econômico, já que tem sido a mais competitiva nos últimos leilões. Além disso, acreditamos ser uma escolha lúcida quando se tem ideais de uma sociedade mais justa e de um futuro mais sustentável e de respeito à naturez, explicou.

G1 PB

Tópicos
Anúncio full