Menu
Paraíba

Prejuízo por furto de energia chega a R$ 100 milhões na PB

Cerca de 99 pessoas foram detidas só este ano por furtar energia elétrica na Paraíba

Da Redação do Diamante Online

06/12/2018 às 15:46 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Os furtos de energia elétrica e as ligações clandestinas implicam em riscos aos usuários, moradores e até vizinhos próximos às irregularidades. Os conhecidos ‘gatos’, feitos desde pessoas de baixa renda até fazendeiros, representam um prejuízo superior a R$ 100 milhões à Energisa anualmente, o suficiente para abastecer a cidade de João Pessoa por um mês. Cerca de 99 pessoas foram detidas só este ano por furtar energia elétrica na Paraíba.

“A Energisa tem 80 equipes no estado trabalhando em tempo integral para combater os furtos, combate que está sendo intensificado em parceria com a Polícia Civil. Já fizemos, este ano, mais de 50 mil fiscalizações, que resultaram em 99 pessoas presas e cerca de 10 mil autuações por irregularidades”, informou o gerente de combate à perdas da companhia, Felipe Costa.

Consequências

As instalações irregulares podem causar choques e descargas elétricas graves, incêndios, curto circuito nas residências portadoras e vizinhas, fuga de energia e variação na tensão da localidade. Felipe Costa disse que as equipes passam por muitos treinamentos e utilizam equipamentos de segurança para poder mexer na rede elétrica. Quem se submete a fazer um ligamento clandestino está correndo um grande risco de causar sua própria morte ou a de outras pessoas.

Além dos perigos, os furtos podem prejudicar a qualidade do fornecimento de outras residências e impacta diretamente nas taxas da conta de luz.

Cabos partidos

Os cabos da rede elétrica podem se partir por diversas causas: vandalismo, pipas na rede, colisões de veículos em postes, excesso de carga por ligação à revelia, árvores na rede, dentre outras. E, mesmo partidos e sobre o solo, os cabos podem estar energizados. Por isso, é importante as seguintes orientações:

– Nunca toque ou se aproxime de cabo partido;

– Não tente socorrer ninguém que estiver preso a um cabo partido. Você, certamente, será eletrocutado também;

– Nas colisões de veículos com os postes da rede elétrica, os cabos elétricos poderão cair sobre o solo, cercas, sobre residências ou sobre veículos. Nesse caso, não saia de dentro do carro e acione a Energisa.

Em caso de dúvidas ou emergências, contate os canais de atendimento da Energisa ou vá até uma agência de atendimento presencial. Você também pode consultar o aplicativo ‘Energisa On’, disponível na Apple Store e Google Play.

Portal Correio

Anúncio full