Menu
Paraíba

Paraíba ocupa 19º posição em ranking de transparência da CGU

João Pessoa aparece em 16º lugar entre as capitais, no índice Escala Brasil Transparente.

Da Redação do Diamante Online

13/12/2018 às 11:26 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Quando o assunto é transparência, a Paraíba está atrás de 18 estados brasileiros. É o que aponta o índice Escala Brasil Transparente (EBT), que tem como base o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, e foi divulgado nesta quarta-feira (12) pela Controladoria-Geral da União (CGU). No Nordeste, o estado foi avaliado como o terceiro pior dentre os nove, à frente apenas de Sergipe e Bahia, segundo o levantamento.

Com relação às capitais, João Pessoa está em 16º lugar no ranking de transparência, com a nota 7,98, abaixo da média das capitais, que foi 8,08. Na classificação geral, a cidade aparece na posição 174, quatro posições abaixo do ano anterior.

Em comparação a 2017, houve uma queda de 1,46 pontos na nota da Paraíba avaliada pela CGU, porém o estado subiu cinco posições no ranking nacional. Os dados apontam que a Paraíba ficou com 7,42 pontos em uma escala que varia de 0 a 10, sendo 10 o alto índice de transparência pública e zero o menor índice de transparência. As notas dos entes foram calculadas pela soma de dois critérios: Transparência Passiva (50%) e Transparência Ativa (50%).

O G1 tentou contato com a Secretaria de Comunicação do Estado da Paraíba sobre o relatório, mas até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.

Municípios com melhor transparência

No estado, entre as dez cidades avaliadas, a melhor colocação ficou com Guarabira, no Brejo, com 8,51 pontos – única nota acima da média da Paraíba. O município ficou na posição 117 do ranking geral, seguida por João Pessoa (174º), Cabedelo (220º) e Sapé (288º). Campina Grande, segunda maior cidade paraibana ficou na quinta posição no ranking estadual, com a nota 6,7 e no 312º lugar no ranking nacional.

O índice da transparência pública avaliou ainda as cidades de Cajazeiras (nota 5,99/ posição 387), Bayeux (nota 5,75/ posição 422), Patos (nota 5,59/ posição 440), Santa Rita (nota 5,38/ posição 477) e Sousa, com a pior nota da Paraíba (3,89), ocupando a 598 posição dentre os 691 entes avaliados no país.

João Pessoa

Com relação às capitais, João Pessoa está em 16º lugar no ranking de transparência, com a nota 7,98, abaixo da média das capitais, que foi 8,08. Na classificação geral, a cidade aparece na posição 174, quatro posições abaixo do ano anterior.

Ranking nacional

A Escala Brasil Transparente revelou que 22 estados e o Distrito Federal (85% das UF) tiveram nota acima de 7. Das capitais, 93% possuem nota maior que 6, sendo que oito delas (30%) estão entre 9 e 10: Vitória (ES), Recife (PE), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Maceió (AL), Brasília (DF) e Cuiabá (MT). Com relação aos demais entes avaliados, 340 municípios (51% do total) conseguiram nota superior a 6 pontos.

No ranking geral, entre os 10 entes mais bem classificados, destacam-se quatro municípios do Espírito Santo, sendo Serra a unidade federativa com maior pontuação; quatro capitais; e três municípios com menos de 100 mil habitantes, sendo dois deles do Pará.

Como funciona a Escala Brasil Transparente

A aplicação da EBT – Avaliação 360° ocorreu entre julho e novembro de 2018. As notas dos entes foram calculadas pela soma de dois critérios: Transparência Passiva (50%) e Transparência Ativa (50%). Para avaliação da Transparência Passiva, foi verificada a existência de canais de atendimento ao cidadão (SIC ou similar) e de um sistema, formulário eletrônico ou e-mail para envio de pedidos de acesso a informações públicas.

Também entrou na avaliação a possibilidade de acompanhar o trâmite das demandas via LAI e a análise das respostas recebidas (prazo, conformidade e opção de recurso). Para isso, foram feitas três solicitações, por usuários diferentes (não identificados como funcionários da CGU). O objeto dos pedidos foi pré-definido e o mesmo direcionado a cada município e/ou estado.

Portal G1

Anúncio full