Menu
Paraíba

Juiz determina afastamento de conselheiro tutelar acusado de abuso contra adolescentes, na PB

A decisão, proferida na terça (12), foi divulgada na manhã desta quinta-feira (14).

Da Redação do Diamante Online

15/02/2019 às 10:11 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Após uma ação civil pública movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), o juiz Thiago Rabelo, da 2ª Vara da Comarca de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, decidiu pelo afastamento imediato de um conselheiro tutelar da cidade. De acordo com o magistrado, o conselheiro Clodoaldo de Sousa Venceslau é acusado pelo MPPB de aliciar, assediar ou instigar adolescentes, por meio de redes sociais e pessoalmente, para ato sexual.

A decisão, proferida na terça (12), foi divulgada na manhã desta quinta-feira (14). Segundo informou o juiz Thiago Rabelo ao G1, o conselheiro tinha pleno conhecimento de que as vítimas se tratavam de menor de idade. Ainda de acordo com o magistrado, a ordem para entrega da decisão à Prefeitura de Cajazeiras foi expedida na quarta-feira (13).

O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Cajazeiras e com a coordenação do Conselho Tutelar do município, que informaram não ter conhecimento da decisão.

A ação afirma que a conduta de Clodoaldo “compromete a credibilidade do Conselho Tutelar do Município de Cajazeiras perante a sociedade, macula a imagem dos demais membros e, sobretudo, coloca em risco a integridade de crianças e adolescentes, se fazendo necessária a imposição do seu afastamento definitivo da função que desempenha”.

Para a decisão, o magistrado analisou conversas entre o acusado e adolescentes por redes sociais, além de analisar os resultados dos depoimentos de duas testemunhas, que relataram a violação dos deveres de conduta por parte do conselheiro tutelar.

O juiz concluiu haver “elementos que evidenciam a probabilidade do direito alegado pela parte autora e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo”. Sendo assim, determinou o afastamento do conselheiro, com suspensão de seus vencimentos, bem como imediata nomeação e posse de suplente.

G1BR

Tópicos
Anúncio full