Menu
Paraíba

Campanha de Natal Adote um Idoso arrecada doações para instituições na PB

Nesta época de natal, muitas pessoas aderem à campanha “Papai Noel dos Correios”, se disponibilizando a ajudar crianças, prioritariamente, mas esquecem dos idosos, que muitas vezes precisam só de carinho, de um abraço ou atenção.

Da Redação do Diamante Online

04/12/2019 às 03:00 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e dos Direitos Fundamentais de João Pessoa iniciou a campanha “Adote um idoso” com o objetivo de incentivar as pessoas a ajudar uma pessoa idosa que esteja em instituições de longa permanência. A promotora de Justiça Sônia Maria de Paula Maia lembra que, nesta época de natal, muitas pessoas aderem à campanha “Papai Noel dos Correios”, se disponibilizando a ajudar crianças, prioritariamente, mas esquecem dos idosos, que muitas vezes precisam só de carinho, de um abraço ou atenção.

Segundo ela, muitos desses idosos estão institucionalizados porque foram deixados, por abandono da família, ou como medida de proteção, aplicada administrativamente pelo Ministério Público ou judicialmente por viverem sozinhos ou não terem condições de gerir sua própria pessoa e prover a própria subsistência.

A promotora ressalta que os idosos que estão aptos à adoção pelos padrinhos e madrinhas podem ser encontrados nos abrigos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, nas entidades filantrópicas de João Pessoa (Lar da Providência, Casa da Divina Misericórdia, Nosso Lar, Aspan – Associação Promocional do Ancião e Vila Vicentina).

Para a promotora, além das crianças, existem idosos em situação de vulnerabilidade e que não conseguem escrever cartas. “Com certeza, os idosos que encontram-se em situação de risco e vulnerabilidade pessoal e social, não terão condições de escrever suas cartinhas, para pedir aos eventuais padrinhos e madrinhas, um pouco de carinho, de atenção, um gesto de afeto, um medicamento, um abrigo, um cobertor, um colchão, uma vestimenta, mesmo que usada, um alimento, até mesmo um pedaço de pão e um copo de café. Basta serem guiados pelo senso humanitário e pela certeza de que todos nós somos filhos de Deus”, explica.

Ainda de acordo com a promotora, as pessoas idosas estão bem próximas dos cidadãos. “Basta querermos alcançá-los. Eles estão nas vias públicas, nos semáforos, em situação de rua, sem teto, sem agasalhos, sem cidadania. Estão em suas residências paupérrimas, insalubres, nas periferias, nas comunidades, onde sequer o coletivo faz itinerário; eles moram em locais inóspitos, onde o carteiro não entrega correspondências, porque seus moradores são invisíveis, as ruas não tem nome e o caminhão de coleta de resíduos também não trafega, porque que não tem acessibilidade. Eles estão à espera da assistência médica, morrendo dia a dia, aguardando a regulação de leitos para internação hospitalar; estão nos leitos dos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde), aguardando procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais que lhe são vitais; estão na fila de espera, e quando a providência não chega a tempo, seus corpos vão para o SVO – Serviço de Verificação de Óbitos, IML – Instituto de Medicina Legal e, na condição de cadáveres, sem identidade civil nem família, seus restos mortais são despojados em urnas comunitárias”, comenta a promotora.

A promotora relembra ainda que muitos idosos encontram-se em situação de abandono familiar. “Atordoados, negligenciados, oprimidos e explorados financeiramente por aqueles que tem o dever moral e legal de prestar-lhes a devida assistência e proteção (cônjuges, filhos, netos, etc)”, declara.

“Para adotar um velhinho ou uma velhinha, não é preciso esperar pelas festas natalinas. É um ato de amor e deve ser exercido de forma espontânea, sem espera de reconhecimento, de agradecimentos, nem honrarias”, conclui.

Mais informações na Promotoria da Cidadania e Direitos Fundamentais de João Pessoa, na Rua Rodrigues Chaves, 65, Centro, João Pessoa. Tel: 2107-6107.

Instituições

1- Aspan (Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes) - R. Antônio Correa de Matos, 55 - Cristo Redentor, João Pessoa.

2- Vila Vicentina Júlia Freire - Endereço: R. Etelvina Macedo de Mendonça, 327 - Torre, João Pessoa.

3- Lar da Providência Carneiro da Cunha - Endereço: Av. Santa Catarina, 5 - Estados, João Pessoa.

4- Casa da Divina Misericórdia – Endereço: Rua Zélia Medeiros de Araújo, 127 – Bancários, João Pessoa.

5- Instituição Espírita Nosso Lar - Endereço: Praça Abdon Milanez, 115 - Castelo Branco, João Pessoa.

ClickPB

Tópicos
Anúncio full