Menu
Paraíba

Empresário cria lavatório público com próprios recursos em Diamante, PB

O jovem instalou uma pia com acionamento da água por meio de pedal para incentivar pessoas na higienização

Da Redação do Diamante Online

06/04/2020 às 21:30 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um morador da cidade de Diamante, a cerca de 450 km de João Pessoa, decidiu por conta própria instalar um lavatório público no Centro da cidade. O empresário Arliston Jerônimo, de 30 anos, resolveu instalar e manter o lavatório de mãos com recursos próprios após entender a gravidade da situação na Paraíba.O lavatório começou a funcionar no dia 30 de março.

Ele conta que é asmático e que decidiu colocar o lavatório ao ver que boa parte da população de Diamante não estava cumprindo com as normas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Usando parte do equipamentos que tinham disponível em casa, o empresário criou um dispositivo que aciona a água da torneira por meio de um pedal, sem precisar que as população toque na torneira para lavar as mãos. De acordo com Jerônimo, todo o projeto custou cerca de R$ 300, isso sem contar os custos com os insumos de manutenção: água, sabão e toalhas de papel.

“Contei com a ajuda de um marceneiro e um pedreiro. Tudo é muito simples, porém estou cumprindo o meu papel, tentando minimizar o contágio do coronavírus entre as pessoas”, contou.

Diamante, localizada no Sertão paraibano, tem cerca de 6,6 mil habitantes, de acordo com o último Censo realizado pelo IBGE. Até o momento, nenhum caso foi confirmado na cidade de Diamante, embora outras cidades do Sertão da Paraíba, como Igaracy e Patos, já tenham casos confirmados.

"Eu vejo muita gente parando aqui na frente, caminhoneiros parando para lavar as mãos, isso me deixa feliz, por estar fazendo minha parte. A minha ideia é ajudar, inclusive, ensinando como faz para outras pessoas tomarem a mesma atitude, adotando o mesmo gesto", comentou.

Ainda de acordo com Jerônimo, uma iniciativa parecida foi feita na cidade de Itaporanga, mas sem o acionamento da água pelo pedal. Ele disponibilizou o número dele para que as pessoas interessadas em instalar um lavatório público com o acionamento com o pedal.

"Eu fiz uma adaptação com aquele dispositivo que fica em cima dos mictórios, nos banheiros masculinos. Toda a instalação foi feita sem precisar colocar nada dentro da parede, sem quebrar nada, tudo por fora, com as articulações. E tudo muito barato, incluindo a mão de obra. Por isso disponibilizo meu número, (83) 9 8128-0751, para ajudar quem tiver interesse em instalar um lavatório parecido na sua cidade", explicou o empresário.

G1.

Tópicos
Anúncio full