Menu
Paraíba

CGU apura desvio de R$ 2 milhões em obras do Sesi na Paraíba

Operação Cifrão cumpre mandados judiciais nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Queimadas

Da Redação do Diamante Online

02/07/2020 às 12:52 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Vinte oito mandados de busca e apreensão são cumpridos, nesta quinta-feira (2), nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Queimadas, na Operação Cifrão, que investiga irregularidades no Departamento Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi).

De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), uma auditoria constatou superfaturamento de mais de R$ 2 milhões em três obras de construção e reforma de Centros de Atividades. Também foi verificada a existência de vínculos entre os sócios das empresas contratadas, por meio de processos licitatórios fraudulentos, e colaboradores e dirigentes do Sistema Indústria da Paraíba (Fiep, Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi).

“Foram descobertas movimentações entre as contas bancárias das empresas contratadas e de pessoas relacionadas, direta ou indiretamente, ao Sesi, por meio de uma ginástica financeira, na tentativa de ocultar as aludidas transferências de recursos”, divulgou a CGU.

A Operação Cifrão conta com apoio da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (GAECO/MPPB). Os envolvidos no esquema investigado podem responder por crimes previstos na Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993), peculato e lavagem de dinheiro.

O Sesi atua na gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e na promoção da saúde, da cultura e da educação dos trabalhadores e seus dependentes. As atividades são custeadas com contribuições dos estabelecimentos industriais em percentuais incidentes sobre as folhas de pagamento dos funcionários.

Canal para denúncias
Em nota, a CGU destacou que mantém na Ouvidoria-Geral da União (OGU) o canal ‘Fala.BR’ para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima. Para isto, basta escolher a opção “Não identificado”.

Portal Correio

Tópicos
Anúncio full