Menu
Paraíba

Alunos do IFPB têm projetos premiados em feira nacional e online

Projetos são das áreas de engenharia e robótica.

Da Redação do Diamante Online

04/07/2020 às 12:56 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Dois projetos desenvolvidos por alunos do Instituto Federal da Paraíba no campus de Catolé do Rocha, no Sertão do estado, foram premiados na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). Os estudantes que receberam prêmios são do curso técnico integrado em edificações.

O evento aconteceu de forma totalmente virtual. A feira foi realizada entre os dias 26 e 28 de junho e reuniu cerca de 300 projetos finalistas, com pesquisas científicas de diversas áreas, desenvolvidas por professores e estudantes de todo o país.

Ao final da FBJC, o projeto "Desenvolvimento de pHmetro com plataforma arduino para deficientes visuais" foi premiado em terceiro lugar na área de engenharia.

O trabalho foi desenvolvido pelas estudantes Letícia Bezerra Sousa Diniz, Ana Beatriz Almeida e Hillary Diniz Saldanha; por Alexsandro Trindade, que é coorientador e Tainá Souza, orientadora do trabalho. A iniciativa também conquistou o segundo lugar no prêmio de excelência em inovação do Innovolab.

De acordo com a professora Tainá Souza, a ideia do projeto surgiu da necessidade de diminuir algumas limitações observadas por alunos com cegueira ou baixa visão. Ela explicou que associando a química e a informática, o equipamento foi programado para expressar o pH de uma substância por meio de um sinal sonoro, permitindo uma maior inclusão dos alunos nas aulas.

O outro projeto premiado foi a “Proposta de desenvolvimento de laboratório para ensino de robótica com arduino" que ficou em terceiro lugar no prêmio de excelência em inovação do Innovolab.

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Gabriel Soares da Costa, Edna Dayara Aristides de Lima e Radymilla Cristiano Camilo; além do orientador Alexsandro Trindade Sales da Silva e do coorientador José de Arimatéia.

De acordo com Alexsandro Trindade, a ideia foi criar um kit de robótica com menor custo em relação aos que já existem, mais compacto e também mais fácil de transportar.

G1.

Tópicos
Anúncio full