Menu
Paraíba

Ação criminosa e baixa umidade potencializam queimadas na PB

Incêndios cresceram 53% no estado em 2020.

Da Redação do Diamante Online

22/08/2020 às 14:38 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Com as chuvas registradas neste ano, áreas de vegetação cresceram e têm se tornado foco de incêndios durante o inverno no interior da Paraíba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os fenômenos ocorrem pela baixa umidade e ação criminosa.

O Sertão paraibano tem parte das ocorrências registradas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2020. De janeiro até 20 de agosto, 118 focos foram detectados pelo satélite de referência do órgão. No mesmo período do ano anterior, 77 casos foram registrados. O aumento é de 53%.

Segundo o comandante do 4º BBM, major Danilo Galvão, entre julho e agosto, os incêndios ocorrem diariamente, chegando a cinco ocorrências por dia. "Os incêndios acontecem às margens de estradas, zona rural e na área urbana. Na maioria das vezes, o fogo é provocado pela cultura da limpeza dos terrenos ateando fogo", contou.

Para o comandante, as ações impedem as equipes em outras atividades. "É bastante desgastante para nossas guarnições porque atrapalha outros serviços, quando acontecem urgências em residências ou estabelecimentos", disse ao Portal T5.

Nessa quinta-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de baixa umidade para 103 cidades do estado até as 18 horas desta sexta-feira (21).

PortalT5

Tópicos
Anúncio full