Menu
Paraíba

Casal trabalha em plantio de algodão para pagar faculdade dos filhos, no Sertão

Eles cuidam de um plantio de oito hectares.

Da Redação do Diamante Online

19/10/2020 às 13:39 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

As dificuldades financeiras e a falta de oportunidade no mercado de trabalho fizeram o casal Luzilmar Garrido e Flávio Claudino investir na agricultura familiar para conseguir pagar pelo estudo dos filhos. Denner Claudino é estudante de educação física e Débora Silva é estudante de enfermagem, ambos em uma faculdade particular de Sousa, no Sertão da Paraíba.

Luzilmar é pedagoga e técnica de enfermagem, mas está desempregada há três anos. Flávio é agricultor. Para conseguir arcar com as despesas do ensino, eles cuidam de um plantio de oito hectares de algodão branco.

Denner trabalhava e ajudava os pais a custearem a mensalidade da faculdade, mas perdeu o emprego. Para conseguir manter os filhos na faculdade, Luzilmar assinou um termo de compromisso com a instituição para ir pagando como consegue. Todo dinheiro que ganha é para pagar as mensalidades.

“Eu fiquei sem emprego e precisei voltar para a roça. A despesa com a educação dos meninos é alta, chega a R$ 9 mil por mês. Conversei com a diretora para deixar eles estudarem e eu pagaria toda a dívida até um determinado dia, então todo dinheiro que vai entrando, por menor que seja, eu vou pagando lá para ir diminuindo a dívida”, disse.

Mesmo com o trabalho árduo e as dificuldades que a agricultura impõe, Flávio só tem motivos para agradecer pela condição que a plantação de algodão branco consegue dar à família.

“Graças a Deus dá para levar comida para casa, sobrar um pouco para investir na casa e na formação dos nossos filhos”, comentou.

Vendo todo o esforço e determinação dos pais no investimento para a formação, Denner e Débora encontram na situação uma missão e um motivo ainda maior para se comprometerem e fazerem esse esforço valer a pena.

“Eles são muito batalhadores, principalmente por nós. Eu amo eles por isso, porque eles estão lá trabalhando no sol pelo nosso futuro”, comentou Débora.

Folha Patoense

Tópicos
Anúncio full