Menu
Paraíba

Áreas de seca aumentam na Paraíba

Entre agosto e setembro, parcela do território paraibano com o fenômeno saltou de 46,03% para 61,07%

Da Redação do Diamante Online

22/10/2020 às 13:07 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

As áreas com seca fraca e moderada cresceram na Paraíba, segundo o Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Entre agosto e setembro, área com seca na Paraíba saltou de 46,03% para 61,07% – maior porção com o fenômeno desde abril deste ano (75,22%).

A condição foi percebida na faixa centro-leste paraibana, onde os impactos são de curto e longo prazo. No extremo oeste do estado, também houve ligeiro aumento da área de seca fraca, onde predominam impactos de curto prazo.

O monitor registrou o aumento da severidade da seca em território paraibano com a elevação da área com seca moderada de 7,67% para 16,43%.

Bombeiros combatem incêndio no Sertão da PB

Além da Paraíba, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins também tiveram aumento das áreas com seca. A redução de áreas com o fenômeno aconteceu somente no Rio Grande do Sul.

Emergência - Na última semana, a escassez de água em 148 municípios da Paraíba fez o Governo decretar situação de emergência, conforme publicação do Diário Oficial do Estado (DOE).

O decreto válido por 180 dias permite a dispensa de licitações para contratos de aquisição de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de respostas ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em lei.

PortalT5

Tópicos
Anúncio full