Menu
Paraíba

Paraíba tem três ONGs entre as 100 melhores do Brasil

Pesquisa feita pelo Instituto Doar

Da Redação do Diamante Online

02/12/2020 às 13:43 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Uma pesquisa feita pelo Instituto Doar, em parceria com a Fundação Getulio Vargas em São Paulo (FGV-SP), promoveu um processo de avaliação com 670 organizações não governamentais (ONGs) de todo o Brasil, destacando as 100 melhores, dentre as quais estão três iniciativas paraibanas: Associação Cultural Pisada do Sertão, em Poço de José de Moura; Centro Cidadania – Ação e Educação Socioambiental, em Maturéia; e Centro de Educação Popular e Formação Social – Cepfs, em Teixeira, todas no Sertão.

O Instituto Doar tem como missão ampliar a cultura de doação no Brasil e coordena ação certificadora de ONGs, cujo objetivo é reconhecer e valorizar organizações através de processos padronizados e verificáveis sobre transparência e gestão.

Nessa terça-feira (1º), foi comemorado o ‘Dia de Doar’, desenvolvido pelo instituto, um grande movimento para promover a doação no Brasil. É uma mobilização que promove um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. Milhares de organizações estão preparadas para receber doações, dentre as quais as ONGs paraibanas listadas na pesquisa. Conheça abaixo um pouco mais sobre estas iniciativas na Paraíba e saiba como colaborar com suas atividades.

Associação Cultural Pisada do Sertão
A Associação Cultural Pisada do Sertão, sediada em Poço de José de Moura, localizada a 522 km de João Pessoa, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em maio de 2007, formada por 30 jovens que atuam em diversas áreas.

Atualmente a organização atende diretamente 250 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias de forma continuada por meio de ações socioeducativas e culturais, distribuídas em oficinas sistemáticas de dança, música, leitura, comunicação, esporte, capoeira, caratê e temas transversais realizadas na sede do município.

Compõem a organização a Cia de Danças Populares Pisada do Sertão, o Grupo de Teatro Pisada do Sertão, Grupo de Danças Regionais Filhos do Sertão, o Grupo Musical Raízes Nordestinas (flauta doce, transversal, escaleta, percussão, quartetos e quintetos instrumentais, grupo de choro e trio nordestino).

A organização se destaca em todo cenário sertanejo e nordestino pela importância para a comunidade na qual atua, já tendo recebido diversas homenagens pela atuação na promoção de ações culturais diversificadas, criativas e inovadoras. O resgate dos valores históricos muitas vezes adormecidos foi um dos primeiros passos para garantir a autoestima de todos os envolvidos.

Centro Cidadania – Ação e Educação Socioambiental
O Centro Cidadania – Ação e Educação Socioambiental, em Maturéia, a 327 km da Capital, é uma organização da sociedade civil que surgiu a partir da comunhão de um grupo de pessoas que, desde o fim da década de 1990, se reúne com o intuito de encontrar soluções para problemas que atingem a população do semiárido dos estados da Paraíba e Pernambuco.

Formalmente fundado em 2003, atua apoiando a geração de trabalho e renda com estímulo à mobilização social e promovendo o desenvolvimento sustentável junto a instituições e grupos de participação comunitária.

Buscando atingir os objetivos estatutários, desenvolve ações que melhorem a vida das pessoas gerando energia limpa, inclusão digital, promoção da cultura regional, ofertando melhores condições de educação e moradia, preservando e recuperando o meio ambiente, protegendo os direitos humanos e valorizando a economia solidária.

O trabalho da ONG se dá com grupos socialmente vulneráveis e comunidades pobres, sem discriminação de raça, cor, gênero, convicção política ou credo religioso.

Centro de Educação Popular e Formação Social – Cepfs
O Centro de Educação Popular e Formação Social – Transformando o Sertão, localizado em Teixeira, a 320 km de João Pessoa, é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que, desde 1985, trabalha na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Semiárido paraibano.

Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de comunidades e famílias da região, com foco na captação e no manejo de água de chuva tanto para o consumo humano quanto para a produção de alimentos saudáveis.

O Cepfs atua em 10 municípios e 116 comunidades na Paraíba. Conta com profissionais, estudantes e voluntários que, em parceria com associações comunitárias, ajudam na promoção da inclusão social com participação ativa dos moradores da região.

Faça aqui sua contribuição para a ONG.

Portal Correio

Tópicos
Anúncio full