Menu
Paraíba

Paraíba terá chuva normal a abaixo da média entre fevereiro e abril deste ano, aponta Inmet

No trimestre, as temperaturas médias máximas climatológicas podem chegar a valores entre 32ºC e 36º C

Da Redação do Diamante Online

25/01/2021 às 09:30 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A previsão de chuva para os meses de fevereiro, março e abril na Paraíba é de normal a abaixo da faixa normal normal climatológica. De acordo com o boletim da previsão climática sazonal para o Nordeste do Brasil, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (24), Patos é a primeira cidade paraibana e a quarta do Nordeste que terá a maior temperatura neste período.

Os menores acumulados costumam ocorrer na área que engloba o centro-leste, ou seja, o interior da Paraíba, numa faixa que inclui também o interior de Pernambuco e Bahia, e o oeste de Sergipe e Alagoas, de acordo com o Inmet.

Ainda do ponto de vista climatológico, os meses de março e abril são os mais chuvoso para o norte da Região Nordeste, quando se observa a atuação mais ao sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O boletim também destaca a persistência de águas anteriormente, o que pode ser desfavorável à migração e permanência da ZCIT ao sul da faixa equatorial. Já para o leste da Região Nordeste, abril é considerado o mês que dá início ao quadrimestre mais chuvoso.

Temperatura

No trimestre, as temperaturas médias máximas climatológicas podem chegar a valores entre 32ºC e 36º C no interior da região Nordeste, de acordo com o boletim climático do Inmet. O município paraibano de Patos, localizado no Sertão da Paraíba, será o que terá a maior temperatura no período.

No recorte regional, a cidade fica em quarto lugar no ranking, atrás apenas das cidades de Pão de Açúcar, em Alagoas, que lidera a lista com previsão de temperaturas que podem chegar a 35,5º C. Em segundo vem Caicó, no Ceará, com previsão de chegar a 34,6º C e, por último, à frente de Patos, a cidade baiana de Cipó, com 33,9º C.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full