Menu
Paraíba

João Azevedo é considerado modelo no combate à pandemia

tirar 5.680 paraibanos da zona do desemprego no último trimestre

Da Redação do Diamante Online

15/07/2021 às 20:36 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Mesmo em pandemia, Governador conseguiu
Viver em uma pandemia é quase que sinônimo de aperto econômico de quase todas as áreas da sociedade. Com o arrocho, o desemprego, pelo menos teoricamente, torna-se inerente. No entanto, na Paraíba não. Mesmo com a pandemia do Coronavírus, que afeta devastadoramente a economia do Brasil, o Estado da Paraíba, somente no último trimestre (março, abril e maio), teve um saldo positivo de 5.680 empregos formais. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Março

No mês de março, o saldo positivo foi de 2.082 vagas de empregos formais. Os setores de serviços (947 vagas) e comércio (903) concentraram os saldos positivos do mês entre as atividades econômicas da Paraíba, enquanto o setor da construção (476) e da agropecuária (24) mantiveram também saldos positivos.

Abril

O mês de abril, no mercado formal de trabalho, resultou na geração de 690 postos de trabalho. Os setores de construção (513), comércio (397) e serviços (209 vagas) se destacaram nos saldos positivos de abril entre as principais atividades econômicas da Paraíba. O setor da agropecuária (22) manteve também saldo positivo.

Maio

Em maio o estado deu claros sinais de recuperação econômica e gerou um excelente saldo positivo. Foram 2.908 vagas com carteira assinada. Os setores que mais contribuíram com o saldo positivo de maio foram comércio (880 vagas), serviços (855 vagas) e indústria (643 vagas), enquanto a agropecuária (273) e a construção (257) completaram as cinco atividades com todas registrando saldo positivo.

Setor de serviços cresce

Com o crescimento no número de empregos formais gerados, a alta em alguns setores da sociedade também é observada. O setor de serviços da Paraíba registrou alta de 17,4% em maio na comparação sobre igual período do ano passado, apontando para uma recuperação, segundo Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor, que foi um dos mais afetados durante a pandemia, apresentou também crescimento de 4% em maio sobre abril deste ano no estado.

De janeiro a maio deste ano, o setor de serviços no Estado acumula crescimento de 3,4% na comparação com o ano passado.

Varejo também tem alta

Outro setor que também apresentou alta foi o de varejo. Em maio, a expansão do comércio foi de 13,5% sobre igual mês do ano passado, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. Os meses de março (1,5%) e abril (19,2%) também registraram crescimento do varejo no comparativo com o ano passado. No acumulado de janeiro a maio, o índice apresenta alta de 2,6%.

O comércio varejista ampliado da Paraíba, que inclui também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material e construção, também cresceu no trimestre (de março a maio) com taxas expressivas sobre o período de 2020: março (12%); abril (48,7%) e maio (23,2%), apresentando um crescimento de janeiro a maio de 12,7% sobre igual período do ano passado.
População agradece

O vendedor Carlos Pereira, da cidade de Sumé, que antes da pandemia trabalhava no comércio informal, faz questão de agradecer pela nova oportunidade. “Eu estava sem perspectiva de trabalhar com carteira assinada, mas agora estou feliz e agradeço pelo emprego que estou”, disse.

Já a agricultora Fátima Silva, de 30 anos, da cidade de Queimadas, disse que estava prestes a procurar outra profissão. “Eu já estava quase indo trabalhar em outra área, mas ainda bem que as coisas melhoraram aqui na Paraíba e eu pude conseguir este novo trabalho”, afirmou.

O auxiliar de serviços gerais, Alberto Vieira, que trabalha atualmente na construção civil, destacou que se surpreendeu quando se deparou com uma oportunidade de emprego em meio à pandemia. “Eu até me surpreendi quando me foi oferecida a oportunidade, porque não acreditava que na pandemia isto ia acontecer. Só tenho a agradecer”, contou.

Fonte83

Anúncio full