Menu
Paraíba

Em seis meses, feminicídios representam mais de 43% dos assassinatos, na PB.

Em seis meses, foram registrados 22 homicídios de mulheres.

Da Redação do Diamante Online

25/07/2021 às 13:42 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Mais de 43% das mulheres assassinadas na Paraíba nos primeiros seis meses de 2021 foram mortas por seus companheiros ou algum familiar, sendo os casos investigados como feminicídios. Foram 22 mulheres assassinadas cujos casos foram considerados como homicídios dolosos, dois latrocínios e 17 feminicídios registrados, totalizando 41 mulheres assassinadas de janeiro a junho de 2021.

Os números são da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), solicitados pelo G1 via Lei de Acesso à Informação.

No mês de junho foram nove mulheres mortas, sendo cinco homicídios e quatro feminicídios. Entre essas estatísticas está Rayane Santos Ramalho, de apenas 16 anos, morta a tiros. O ex-namorado é o principal suspeito do crime.

Adolescente de 16 anos é morta a tiros
Rayane Santos Ramalho, de apenas 16 anos, foi morta a tiros no dia 13 de junho, no município de São Bento, Sertão da Paraíba. De acordo com as informações da Polícia Civil, o principal suspeito é o ex-namorado dela, identificado apenas pelo nome de André.

O casal teria terminado o relacionamento há pelo menos dois meses e a vítima vinha sendo ameaçada desde então, conforme informaram testemunhas à polícia.

No dia do crime, Rayane teria saído de moto da casa onde morava com os pais para o Centro da cidade, quando teria encontrado o suspeito. Ao vê-lo, a vítima teria voltado para casa. O homem, então, teria seguido a jovem, invadido a casa e atirado várias vezes contra ela.

Retrospecto dos dados
Os números de abril e junho puxaram uma ascensão nos casos de feminicídios este ano na Paraíba. Foram os meses com o maior número de assassinatos por questões de gênero envolvendo mulheres, ficando a frente de março, com três feminicidíos; maio, também com três; janeiro, com dois; e fevereiro, com um feminicídio registrado. Durante todo o ano de 2021, 17 feminicídios aconteceram na Paraíba.

Em junho de 2020, houve um aumento de três casos, em números absolutos, o que representa um percentual de 300% de casos a mais. Além disso, no mesmo período do ano passado, duas mulheres foram assassinadas e o crime enquadrado como homicídio doloso. O aumento registrado em relação a junho de 2021 foi de 150%.

No entanto, ainda em abril de 2020, sete mulheres foram assassinadas, sendo três delas por homicídio doloso. Isso representa número muito superior em relação aos assassinatos de 2021, tendo em vista que não houve nenhum homicídio doloso neste ano.

No primeiro semestre de 2020, 15 feminicídios foram registrados pela Polícia Civil, dois a menos que em 2021.

No ano inteiro de 2020, o número de feminicídios representou 38% do total de mulheres assassinadas na Paraíba. O número de feminicídios atingiu 36 casos. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio, quando acontece o roubo seguido de morte. No total, 93 mortes violentas de mulheres foram registradas em 2020.

Em relação a 2019, o percentual diminuiu em 2020. Ao longo daquele ano, o número de feminicídios representou 52% da quantidade de mulheres assassinadas. De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística, foram registradas 73 mortes de mulheres. O número de 38 feminicídios é superior ao de homicídios dolosos de mulheres, que não têm relação com o gênero. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio e outra por lesão corporal seguida de morte.

Feminicídio é o assassinato contra uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo.

G1 PB

Anúncio full