Menu
Paraíba

MPT na Paraíba vai investigar denúncias de desrespeito ao piso da enfermagem

Hospitais estariam cometendo práticas de assédio moral e perseguições.

Da Redação do Diamante Online

12/08/2022 às 00:14 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

 Procuradora Andressa Ribeiro Coutinho, do MPT-PB — Foto: Divulgação/MPT-PB 

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba vai instaurar um inquérito civil público para investigar denúncias recebidas de que hospitais da Paraíba estariam reagindo ao novo piso nacional da enfermagem com práticas de assédio moral, perseguições, retaliações e demissões em massa. As investigações serão coordenadas por Andressa Ribeiro Coutinho, procuradora-chefe do MPT-PB.

Ela disse ainda que, a partir de agora, serão realizadas inúmeras diligências a fim de apurar a veracidade dos fatos. E, sendo constatado o problema, serão aplicadas as penalidades cabíveis a cada um dos casos.

Andressa destaca que poderá haver aplicação de multa ou de ajuizamento de ação diante da justiça do trabalho para que sejam resguardados os direitos dos profissionais. "O MPT se preocupa muito com essa situação. Quando há a conquista de determinada categoria, haver por outro lado a retaliação dos empregadores. Os empregadores vêm isso o aumento de custos. Realizam demissões em massa, aumentam de forma excessiva a jornada dos profissionais que prosseguem nas funções". destaca.

A procuradora falou em "precarização do trabalho" e "retrocesso social" e completa que se for verificada alguma prática de ilícito criminal essa será encaminhada ao órgão competente do MP para averiguação e para o devido processo criminal legal.
Por fim, ela estimulou a população a fazer denúncias sempre que houver indícios de irregularidades trabalhistas:

"Uma vez verificado o indício de qualquer ilegalidade, o MPT esta apto a receber denuncias, inclusive de forma sigilosa ou anônima", finalizou.
 

G1 PB

Anúncio full