Menu
Policial

Polêmica: Mulher tem atendimento recusado por SAMU e caso acaba com polícia, no Vale do Piancó

O caso pode se configurar como omissão de socorro, diante da grave situação relatada pela vítima.

Da Redação do Diamante Online

05/02/2019 às 12:48 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um caso causou polêmica na tarde do domingo (3) na cidade de Piancó: uma mulher teve o atendimento negado pelo serviço avançado do SAMU em um hospital do município e o fato acabou envolvendo a polícia. O acontecimento foi às 13h.

De acordo com a envolvida, Edileuza Matias, sua mãe, Joseja Matias de Sousa, de 57 anos, estava sendo vítima de um infarto e teve que ser levada à unidade hospitalar na cidade. Ao chegar, o médico disse que precisaria da USA (Unidade de Saúde Avançada ), então foi acionada e deslocada para o local, mas chegando lá, ela contou que os profissionais afirmaram que Josefa ‘’não era paciente do serviço avançado’’ e que estariam retornando à base para mandar a unidade básica para ir atender a paciente.

Tendo e vista a situação urgente da mãe, edileuza então resolveu entrar na ambulância e não deixá-los sair sem ela. Os funcionários da saúde tentaram convencê-la a descer do automóvel, mas a mesma permaneceu dentro, afirmando que a enferma só seria levada por aquele carro, já que ele estava no local. Temendo ser tirada à força, a mulher então ligou para a Polícia Militar, que foi até lá, e depois de muito tumulto, conseguiu levar a senhora na ambulância.

Edileuza conta que o não prestamento de socorro imediato foi motivado por questões políticas, já que ela é oposição à gestão municipal, e afirma que eles omitiram ajuda a uma paciente.

O caso repercutiu nas redes sociais após um vídeo divulgado.

Omissão de Socorro

O caso pode se configurar como omissão de socorro, diante da grave situação relatada pela vítima.

O art. 135 do Código Penal define omissão de socorro como “deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo, ou em grave e iminente perigo; ou não pedir nestes casos o socorro da autoridade pública”.

Isto porque o corpo médico presta serviço de urgência, e a emergência nunca chega com hora marcada, de modo que a prontidão e a voluntariedade para atender clientes sem aviso são partes de sua rotina, constituindo, por isso, itens fundamentais da cartilha do profissional cônscio de suas responsabilidades éticas e morais.

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full