Menu
Política

PMDB vira "colcha" de interesses pessoais e deve enfrentar debandada

Disputas internas têm dividido o partido, e três parlamentares podem deixar a sigla.

Da Redação do Diamante Online

26/02/2016 às 13:05 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Diante dos embates políticos internos, o PMDB da Paraíba acabou virando uma colcha de retalhos mal costurada por interesses particulares. A dificuldade enfrentada pelo presidente estadual do partido, senador José Maranhão, tem sido a de construir uma unidade em prol da disputa eleitoral, sobretudo em João Pessoa e Campina Grande, onde a legenda é tida por outros partidos como o fiel da balança.

A briga interna tem respingado, inclusive, nas decisões no cenário nacional, como na escolha do deputado Veneziano (PMDB) para vice-líder do partido na Câmara. O peemedebista foi apontado como um dos votos contrários à indicação do deputado Hugo Motta (PMDB) para líder do partido na Casa, o que teria contrariado Motta. Sem querer se alongar no assunto, Veneziano trata o tema como "fuxico" e diz que Hugo conhece sua postura.

Na disputa em João Pessoa, as brigas paroquiais ainda giram em torno da pré-candidatura do deputado Manoel Junior (PMDB) para prefeito. Uma ala dos correligionários, liderada pelo deputado Gervásio Maia (PMDB), ainda se articula para apoiar a candidatura do secretário João Azevedo, mesmo após José Maranhão ter decidido pela candidatura própria.

Maia, que vai assumir a presidência da Assembleia Legislativa a partir do próximo ano, graças a uma articulação política dos governistas, declarou que deve aproveitar a “janela da infidelidade” para deixar o PMDB e se filiar ao PSB do governador Ricardo Coutinho. O deputado licenciado Trócolli Junior, que está na Secretaria de Articulação, já mandou o recado para os dirigentes do PMDB de que vai seguir Maia.
Mais isolado ainda no PMDB da capital, o vereador Fernando Milanez é outro que deve deixar o partido. Ele é o único parlamentar mirim da sigla em João Pessoa. Maranhão diz que só vai se pronunciar sobre debandada quando ela virar fato.

Jornal da Paraíba

Tópicos
Anúncio full