Menu
Política

TCE aprova contas de Sousa por unanimidade

A gestão não recebia recursos federais a 26 anos devido a irregularidades

Da Redação do Diamante Online

17/03/2016 às 11:14 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (16) as contas do prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB), referentes ao exercício de 2013.

A gestão não recebia recursos federais a 26 anos devido a irregularidades. O gestor usou a tribuna para fazer a sua defesa e falou das dificuldades vivenciadas para administrar a cidade. Relatou os problemas enfrentados em decorrência da seca que castiga o município sertanejo e defendeu um novo pacto federativo, com distribuição igualitária de direitos e deveres entre os entes.

A defesa de André, feita pelo advogado Marco Villar, relatou que o prefeito assumiu sem transição e só pode ter acesso às contas bancárias, por exemplo, três meses após o início da gestão. O Município estava há 26 anos sem receber recursos federais em decorrência de irregularidades e inadimplência. “Foi tudo muito difícil. Pegamos uma prefeitura com muitos problemas, principalmente, em relação a dívidas e falta de estrutura. Herdamos uma dívida de R$ 20 milhões com a Energisa, conseguimos parcelar e estamos honrando todas as parcelas. Outro debito do município foi com INSS e conseguimos negociar”, comentou. Apesar dos problemas, a gestão conseguiu construir 714 casas construídas, um mercado público e nove quiosques, entregar dois mil enxovais e cavar mais de cem poços artesianos, sendo que 87 com água. A Prefeitura de Sousa também fez o concurso público e já convocou 730 aprovados.

MaisPB

Anúncio full