Menu
Política

‘ALIANÇA’: as tendências do novo partido do presidente Jair Bolsonaro na Paraíba

O novo partido do presidente Jair Bolsonaro ainda não nasceu, mas na Paraíba já há correntes internas que se movimentam pela formatação dos espaços da agremiação.

Da Redação do Diamante Online

15/11/2019 às 12:55 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O novo partido do presidente Jair Bolsonaro ainda não nasceu, mas na Paraíba já há correntes internas que se movimentam pela formatação dos espaços da agremiação. A ‘Aliança Pelo Brasil’ foi lançada informalmente na última semana, mas ainda deverá ser oficializada perante a Justiça Eleitoral mediante a coleta de assinaturas. Aliados do Planalto esperam ultrapassar esta quantidade até o mês de março, a tempo de organizar o grupo para as eleições municipais.

Embora a ‘Aliança’ ainda esteja sendo gestada em Brasília, nos estados já existe especulações sobre quem vai comandar o partido, inclusive na Paraíba. Na Assembleia Legislativa (ALPB), os deputados Cabo Gilberto e Moacir Rodrigues anunciaram que pretendem se desfiliar do PSL para ingressar na nova sigla. Para eles, este não é momento para discutir quem será o comandante da tropa no estado, e sim de fortalecimento do grupo.

“Primeiro, é a composição do partido, acho que a Paraíba tem bons quadros da direita, o próprio Cabo Gilberto, a Michelle, a vereadora Eliza, Capitão Antônio, Wallber Virgolino. O mais importante não é saber quem vai governar, mas se vai ser um partido de verdade, que tenha democracia, e que as pessoas de bem, conservadores, tenham espaço no partido”, disse Moacir.

A ex-primeira dama Pâmela Bório, que também apoia Bolsonaro, deve ingressar no Aliança. Ela opinou que ‘um nome fiel’ ao presidente deve liderar a legenda. Em entrevista ao Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, ela citou o nome do advogado Rui Galdino como um dos nomes que podem exercer cargos de liderança na nova sigla. “Eu defendo quem genuinamente continua apoiando o presidente Jair Bolsonaro. Vejo com bons olhos Rui Galdino”, comentou. Ligada à Pâmela, a vereadora Eliza Virgínia (PP) informou que a decisão de ingressar na nova sigla vai depender de uma reflexão. Ela, no entanto, elogiou Bolsonaro pela iniciativa de criar o partido.

O advogado Rui Galdino é um dos expoentes locais que apoiam Bolsonaro desde a época em que o presidente ainda era deputado federal e pré-candidato à Presidência. Em um movimento ousado, ele já admitiu que pode assumir o comando da nova legenda, caso o presidente o apoie. Questionado pela reportagem do Polêmica Paraíba, ele revelou, inclusive, que esteve em Brasília três vezes, nos últimos 20 dias, participando da articulação para a criação do partido. “Eu já soube que lideranças da direita e alguns vereadores, inclusive sem ser do partido, estão sendo solidários a meu nome. Eu só tenho a dizer que estou à disposição para qualquer desafio. Recebo com
satisfação essa notícia. Se houver confiança em meu nome, assumirei esta missão”, disse.

Polemica paraiba

Tópicos
Anúncio full