Menu
Política

Ex-prefeito denunciou que empresa queria lhe dar propina de R$ 10 milhões para privatizar a água

Caso teria acontecido ainda em 2018

Da Redação do Diamante Online

17/05/2022 às 12:23 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Paraíba ouve atônita os ecos de um escândalo que saem do município e Santa Rita. A privatização da água não só tem gerado muita polêmica na cidade governada por Emerson Panta, como tem feito vir à tona fatos do passado que deixam pistas sobre a negociação para essa privatização.

Há 4 anos, o ex-prefeito da cidade, Reginaldo Pereira, já denunciava a tentativa de pagamento de propina por parte de empresários para conseguir exatamente o que foi conseguido agora, a privatização do abastecimento de água. Segundo ele, na época, em um grupo de mensagens que discute a política santarritense, a empresa “paulista” que mantinha interesse no poderoso espólio de águas de Santa Rita, já havia demonstrado o mesmo interesse quando era prefeito e oferecido propina de R$ 10 milhões para se instalar em Santa Rita.

De acordo com Reginaldo Pereira, a proposta foi negada e a empresa desistiu do acordo. “A empresa paulista que queria privatizar a água de Santa Rita mandou o corretor me oferecer 10 milhões de reais e eu mandei lhe dizer que não queria propinas, queria água de qualidade e mais barata _ água e esgoto. Perguntei se eles colocariam uma cláusula no contrato se comprometendo a vender os serviços de água e esgoto mais baratos do que a CAGEPA. Eles foram embora e não voltaram nunca mais. Tudo depende dos Vereadores e da população de Santa Rita”, disse Reginaldo ainda em 2018.

Entenda o caso:
No último dia 12, a Prefeitura de Santa Rita rescindiu o contrato com a Cagepa e privatizou a gestão de água e esgoto no município. A decisão, segundo o prefeito Emerson Panta, foi motivada pelo fato de que a empresa, comandada pelo Governo do Estado, há dez anos não investe em melhorias para ampliar o acesso da população ao fornecimento de água e tratamento de esgoto. Para operar o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município foi contratado o Consórcio Águas do Nordeste (ANE).

A empresa, criada da fusão das empresas Sanurban (Saneamento Urbano e Construções S.A.) e Bela Fonte Saneamento Ltda., foi vencedora da licitação feita pela gestão de Emerson Panta em 2019. Faltava, no entanto, encerrar o contrato com a Cagepa.

A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) esclareceu que, obedecendo recente decisão judicial foi obrigada a entregar à Prefeitura de Santa Rita, na noite da quarta-feira (11), às 18h, toda a operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.

No dia 13, a Cagepa entrou com uma ação contra a Prefeitura de Santa Rita por fechar contrato com uma empresa privada para operacionalizar o abastecimento e saneamento do município. O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) enviou o pedido para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte83

Anúncio full