Menu
Política

Randolfe diz que é preciso trabalhar para que Lula seja eleito no 1º turno

Coordenação-geral da campanha do petista faz primeira reunião nesta 2ª feira.

Da Redação do Diamante Online

23/05/2022 às 16:24 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A primeira reunião da coordenação-geral da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República acontece nesta 2ª feira (23.mai), no InterContinental Hotel, em São Paulo. Participam os presidentes (ou indicados por eles) e pelo menos mais dois representantes de cada um dos partidos que compõem o movimento Vamos Juntos pelo Brasil, além de Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice na chapa do petista.

Por parte do PT, devem participar a deputada Gleisi Hoffmann (PR), o deputado José Guimarães (CE) e o senador Paulo Teixeira; do PSB, Carlos Siqueira, Márcio França e João Campos; do PCdoB, Luciana Santos, Renildo Calheiros e Walter Sorrentini; do Psol, Paula Coradi, representando o presidente, Ivan Valente e Guilherme Boulos; do PV, José Luiz Penna, Eduardo Brandão e Julio Moreira; da Rede, Wesley Diógenes e Randolfe Rodrigues; e do Solidariedade, Paulinho da Força, Luiz Adriano e Jeferson Coriteac.

Num primeiro momento, na reunião, foi feita uma avaliação a respeito das pesquisas de intenção de voto, a partir de uma média apresentada pelo diretor do instituo Vox Populi, Marcos Coimbra. A análise indica estabilidade inédita por parte de Lula nos levantamentos, consolidação de votos em torno de dois candidatos e tendência de definição da eleição no primeiro turno. Depois, teve início um debate sobre a conjuntura política. O foco do encontro será o cenário nacional. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, nele, será ajustada "a análise da conjuntura, a campanha está indo bem". "Do lançamento da campanha para cá, acho que nós tivemos um ciclo virtuoso de crescimento da candidatura. Não podemos subestimar, mas eu acho que a gente tem que trabalhar com o cenário melhor para o Brasil, que é que essa eleição terminasse no primeiro turno. Aí eu acho que chegou na fase de fazer um apelo a todos os democratas para terem audiência, para terem a compreensão disso", completou.

Ainda de acordo com o parlamentar, o apelo a ser feito é às demais forças democráticas que não fazem parte do movimento, inclusive as outras candidaturas a presidente "comprometidas com a democracia brasileira", como Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Ele classificou uma eventual vitória de Lula no primeiro turno como "necessidade para a democracia" do país e "necessidade civilizatória".

A federação Psol-Rede será formalizada nesta 2a feira. Na reunião com outros partidos, as siglas farão uma discussão programática. "Hoje vamos dar as diretrizes sobre isso. O Psol já trouxe suas contribuições para o programa de governo. A Rede também já trouxe as suas contribuições. A ideia dessa reunião é um pouco de nós alinhavarmos e avançarmos também nesse sentido", falou Randolfe.

Ivan Valente, por sua vez, disse que Psol e Rede apresentação, na reunião, para a campanha uma proposta de, na corrida presidencial, "disputar olho no olho do eleitor, disputar na massa". Além disso, de fazer uma campanha norteada pelos temas da caristia, aumento do preço da gasolina e desemprego, por atingir toda a população, e que responda "ponto a ponto" as mentiras contadas pelos adversários.

À tarde, nesta 2a, representantes das sete siglas, entre os quais alguns que acompanham o encontro da manhã, farão uma reunião de trabalho, na qual será discutida a comunicação da campanha, plano de governo, agenda, mobilização da militância e finanças, mas com o foco de colocar em contato as pessoas dos sete partidos com especialidade nessas áreas, não havendo expectativa de que tomem decisões. A primeira viagem juntos de Lula e Alckmin na pré-campanha será para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Está marcada para os dias 1, 2 e 3 de junho. Provavelmente no próximo mês também, vão para o nordeste.

SBT News

Tópicos
Anúncio full