Menu
Política

Taciano Diniz faz pronunciamento sobre Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo na ALPB

Pronunciamento foi durante a 11ª Sessão Ordinária da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Por Redação

04/04/2024 às 10:26 | Atualizado em 04/04/2024 às 11:56

Deputado estadual Dr. Taciano Diniz - Reprodução / ALPB

Deputado estadual Dr. Taciano Diniz (Foto: Reprodução / ALPB)

O deputado estadual Taciano Diniz, que também é médico, fez um pronunciamento durante a 11ª Sessão Ordinária da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (2) sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 

O parlamentar lembrou que essa data, 2 de abril, foi criada no ano de 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças no mundo.

O deputado fez questão de enfatizar a importância da redução do preconceito das pessoas e que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é uma doença e sim uma condição do neurodesenvolvimento humano, que requer acompanhamento multidisciplinar e cuidados profissionais especializados, além de um diagnóstico precoce. 

As características dos portadores do TEA são: dificuldades na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas com estímulos sensoriais excessivos (som alto, multidões,…), e dificuldade de aprendizagem. 

Diniz chamou a atenção de todas as autoridades e dos governos federal, estaduais e municipais, para garantirem o acesso gratuito, através do Sistema Único de Saúde (SUS), e poderem realizar o diagnóstico precoce, o acompanhamento multidisciplinar com os profissionais de saúde e o acesso aos profissionais de educação capacitados nas escolas do nosso estado e país.

Assessoria

Anúncio full