Menu
Saúde

Paraíba apresenta aumento no número de casos prováveis de dengue, chikungunya e zika

O boletim atual indica 1.671 casos prováveis de dengue

Da Redação do Diamante Online

11/05/2021 às 11:30 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou, nesta segunda-feira (10), o Boletim Epidemiológico das Arboviroses nº 4 (BE), referente à 17ª Semana Epidemiológica (SE), até 1º de maio, que aponta um aumento significativo no número de casos prováveis de dengue, chigungunya e zika na Paraíba com relação à publicação anterior.

De acordo com a técnica da SES responsável pelas Arboviroses, Carla Jaciara, o boletim atual indica 1.671 casos prováveis de dengue, enquanto o anterior apresentava 974. Já para a chikungunya, o desse mês tem 1.342 casos e o BE nº 3 trouxe 961, e para a zika, a 17ª SE apresenta 104 casos prováveis, enquanto o boletim anterior apresentava 40. Ela afirma que a crescente reflete no olhar diferenciado do profissional de saúde, identificando as arboviroses.

O combate ao mosquito é permanente e é importante lembrar que a população precisa seguir mantendo os cuidados de sempre como eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, contribuindo para o controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya. O boletim traz uma série de recomendações às Secretarias Municipais de Saúde, tais como: manter ativa a vigilância para notificação dos casos suspeitos; realizar coleta de material para confirmação laboratorial de casos suspeitos e para o isolamento viral, com intuito de identificar o sorotipo de dengue circulante.

Fonte83

Anúncio full