Menu
Saúde

Fornecimento de insulina para a PB deve ser regularizado ainda em janeiro

Empresa que faz distribuição tem fornecido o produto de forma parcelada e com atrasos.

Da Redação do Diamante Online

17/01/2022 às 12:50 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Ministério da Saúde (MS) afirmou que o fornecimento de insulina NPH para a Paraíba será normalizado ainda no mês de janeiro. O estado vem sofrendo com o desabastecimento de alguns tipos do medicamento há alguns meses.

Conforme o Ministério, a Bahiafarma – empresa que faz a distribuição da insulina para os estados, tem fornecido o produto de forma parcelada e com atrasos.

Um contrato com uma nova empresa foi assinado, segundo o MS, e o fornecimento de insulina será normalizado a partir deste mês.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a aquisição de Insulina NPH e Regular é de responsabilidade do Ministério da Saúde.

“A SES realiza a programação e distribuição do recebido pelo MS. Estamos com falta de fornecimento da insulina NPH por parte do Ministério”, afirmou a assessoria da pasta, em resposta ao Portal Correio.

Em Campina Grande
A Secretaria de Saúde de Campina Grande informou que está com desabastecimento de vários tipos de insulina há alguns meses.

Desde o início do ano passado, a Terceira Gerência Regional de Saúde tem atrasado a entrega das insulinas em caneta, frasco ampola, regular e NPH.

O órgão justifica que o atraso acontece devido a dificuldade de compra de insumos na pandemia. Em função disso, alguns tipos de insulina não estão sendo ofertados nas Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande, principalmente a insulina em frasco ampola.

Por outro lado, o município já realizou a compra das fitas de glicemia, usadas para verificar o nível glicêmico no sangue dos pacientes. As tiras estão sendo dispensadas regularmente na farmácia da Secretaria de Saúde Municipal.

Distribuídos para a PB (2021)
123,3 mil frascos de Insulina Humana NPH
25,6 mil frascos de Insulina Humana regular
455,9 mil canetas de Insulina Humana NPH
65,4 mil canetas de Insulina Humana regular
4,4 milhões de agulhas para canetas aplicadoras de insulina

 

Ministério da Saúde

Anúncio full