Menu
Saúde

Manaíra (PB) registra proliferação do mosquito da Dengue

O gestor busca alternativas para minimizar os efeitos desta epidemia, mas tem encontrado dificuldades por falta de consciência da população

Da Redação do Diamante Online

23/01/2016 às 18:38 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O prefeito da cidade de Manaíra (PB), José Simão de Sousa, baixou um Decreto, na quarta-feira (20), onde declara situação de emergência na saúde pública do município, por causa da grande quantidade de casos de Dengue, Chikungunya e Zika em algumas áreas.

A situação tem se agravado por causa das chuvas e está fugindo do controle do poder público municipal, que não disponibiliza estrutura de serviço de saúde para atender à demanda de pessoas doentes, sendo necessário transferir parte dessas pessoas para a UPA em Princesa Isabel.

Preocupado, o gestor busca alternativas para minimizar os efeitos desta epidemia, mas tem encontrado dificuldades por falta de consciência de alguns cidadãos, que atribuem a culpa ao poder público sem perceber que o principal responsável pelo combate ao vetor é a própria população, que precisa se conscientizar que a situação é de extrema gravidade e fazer as medidas básucas para evutar a proliferação dos mosquitos, responsável pelas doenças.

O secretário de saúde Ivan Lima cita outra preocupação, quanto ao combate do mosquito, a disponibilização de Larvicida e Inseticida.

"Esses produtos são necessários para o tratamento da água no combate ao vetor e são proibidos de ser comprados tanto pelo município, quanto pelo estado, nos obrigando a esperar pelo ministério da saúde, que envia uma quantidade mínima e insuficiente para cobrir todas as áreas em tempo considerável" comentou o secretário.

 

 

Vale do Piancó Notícias com Manira em Destaque

Anúncio full