Menu
Saúde

Gêmeas nascem com microcefalia na PB e caso pode ser o primeiro no país

Bebês passarão por exames de ressonância magnética e tomografia

Da Redação do Diamante Online

15/04/2016 às 22:30 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Duas meninas nasceram com microcefalia na tarde dessa quinta-feira (14) no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande. Segundo profissionais da instituição, este pode ser o primeiro caso registrado da doença em ambos os recém-nascidos, pois duas ocorrências anteriores envolvendo gêmeos, em Pernambuco e em São Paulo, haviam afetado apenas um dos bebês, enquanto o outro nasceu saudável.

A gestante, moradora do município de Areia, no Brejo da Paraíba, a 130 km de João Pessoa, alegou aos médicos que teve Zika nas primeiras semanas de gravidez. Ela já sabia que os fetos sofriam de microcefalia e estava sendo acompanhada pelo Isea desde a 35ª semana de gestação.

A mãe e as filhas estão bem. Os bebês passarão por exames de ressonância magnética, tomografia e todos os que forem necessários para que o quadro clínico seja detalhado com precisão. Em seguida, serão transferidos para o Hospital Pedro I, em Campina Grande, que tem ambulatório especializado em casos de microcefalia.

Segundo a assessoria do Isea, de 2015 até, houve registro de 52 nascidos vivos com microcefalia em Campina Grande. Todas as mães alegaram que teriam tido sintomas de Zika durante a gravidez, mas não houve confirmação da doença em todos os casos.

Portal Correio

Anúncio full