Menu
Saúde

Quase 12 mil pessoas são vacinadas na Paraíba

A SES está atenta e acompanhando todos os casos suspeitos, a fim de evitar que o agravo chegue à Paraíba, reforçou Isiane Queiroga.

Da Redação do Diamante Online

23/02/2018 às 13:09 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, distribuiu 11.940 doses da vacina contra a febre amarela este ano na Paraíba. Entretanto, existe inconformidade sobre a quantidade de doses aplicadas, em virtude da falta de alimentação no Sistema de Informação (SI-PNI). Ao todo, são 17 municípios de referência para a administração da vacina, entre as 12 Gerências Regionais do Estado.

Alimentar o sistema de dadosé uma responsabilidade dos municípios. O fornecimento e análise das informações fazem com que tenhamos controle e comprovação de que as vacinas entregues foram administradas. Assim, podemos saber exatamente quantas pessoas estão imunes contra a febre amarela no Estado, explicou a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.

A Paraíba segue sendo território livre de febre amarela, sem circulação viral. Porém, é necessário que os serviços de saúde públicos e privados estejam atentos a possíveis casos suspeitos, conforme portaria nº 204/2016 e definição do Ministério da Saúde: Indivíduo com quadro febril agudo (até sete dias), de início súbito, acompanhado de icterícia e/ou manifestações hemorrágicas, residente ou precedente de área de risco para febre amarela ou de locais com ocorrência de epizootias em primatas não humanos ou isolamento de vírus vetores nos últimos 15 dias, não vacinado contra febre amarela ou com estado vacinal ignorado. A notificação deve ser comunicada à Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde em até 24 horas.

Dados – Até o momento, cinco casos suspeitos de febre amarela foram comunicados no Estado – quatro deles já descartados e um segue em investigação em João Pessoa. A SES está atenta e acompanhando todos os casos suspeitos, a fim de evitar que o agravo chegue à Paraíba, reforçou Isiane Queiroga.

MaisPB

Tópicos
Anúncio full