Menu
Saúde

Paraíba registrou dois casos de malária em 2017

Número de pessoas infectadas tem diminuído no país; Ministério da Saúde tem atuado na prevenção e controle da doença

Da Redação do Diamante Online

28/04/2018 às 14:26 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21


Em 2017, foram notificados mais de 190 mil casos de malária no Brasil. Destes, a Paraíba registrou dois casos da doença. Porém, o número de pessoas infectadas tem diminuído no país. O Ministério da Saúde tem atuado na prevenção e controle da doença. Para alertar a população sobre a importância da prevenção e incentivar o tratamento, o governo federal aproveitou a data que marca o Dia Mundial da Malária, nessa quarta-feira (25), para lançar uma campanha com o slogan Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor. Segundo o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, nos últimos anos as ações estratégicas para combater a doença foram responsáveis pela redução de casos.

O Ministério da Saúde sempre trabalhou muito nas questões de combate ao vetor, no fornecimento de inseticidas. E no caso de pacientes nós fornecemos também os medicamentos, a parte diagnóstica, fazemos os treinamentos, distribuímos testes rápidos para que a gente possa ter, epidemiologicamente, os dados melhores em relação à malária. Então nós obtivemos, nos últimos 10 anos, uma diminuição de 57% nos casos da malária.

Neste ano, está previsto o envio de 130 mil testes rápidos para detectar a malária. Além disso, será realizada a compra de mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração, que serão distribuídos com base nas necessidades de cada estado e município.

Portal Correio

Tópicos
Anúncio full