Menu
Saúde

Dia D da campanha de vacinação contra Pólio e Sarampo acontece neste sábado

A tríplice viral deve ser aplicada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população de 30 e 49 anos deve tomar apenas uma dose.

Da Redação do Diamante Online

16/08/2018 às 15:14 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Neste sábado (18), acontece em Cabedelo, o Dia D da campanha de vacinação contra a Pólio e o Sarampo. A mobilização acontece das 8h às 17h em todas as Unidades de Saúde da Família, com mobilização na Praça Getúlio Vargas e dois postos volantes nos Supermercados Assis, no Centro, e Litoral, em Intermares. A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população de 30 e 49 anos deve tomar apenas uma dose.

Além das vacinas, a Secretaria de Saúde (Sescab) preparou uma manhã de serviços na Praça Getúlio Vargas. Serão oferecidos, de forma gratuita, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatite; testes de glicemia; aferição de pressão; avaliação nutricional; orientação sobre saúde bucal; cartão SUS; fisioterapia; acupuntura, dentre outros.

A campanha começou desde o último dia 6. A Sescab recebeu 4.550 doses da vacina contra Pólio e 1.900 contra Sarampo. A expectativa é que Cabedelo imunize 3.778 crianças, atingindo a meta de vacinar 95% do público-alvo.

Campanha – O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A imunização contra o sarampo é feito por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses por meio da aplicação da tetraviral, que inclui a imunização contra varicela.

Quem deve ser vacinado – Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa gotinha.

Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Imunização da Sescab, pelo telefone (83) 3250.3228.3097.

 

Click PB

Tópicos
Anúncio full