Menu
Saúde

Governo aprova plano para implantar vacina contra febre amarela no calendário da PB

Vacina será ofertada nos serviços de vacinação de rotina para a população de 9 meses a 59 anos.

Da Redação do Diamante Online

06/12/2019 às 12:24 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um plano de implantação da vacina da febre amarela no calendário vacinal da Paraíba foi aprovado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A Resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (6).

Conforme a Resolução, a febre amarela é uma doença infecciosa ajuda, febril, de etiologia viral. Ela pode ser prevenida por uma vacina de vírus vivo e atenuado, que induz soro conversão em mais de 95% dos indivíduos vacinados.

Uma das justifativas usadas para a implantação do plano foi o aumento do risco de febre amarela em centros urbanos, devido a expansão da densidade e distribuição urbana do Aedes aegypti.

 

Após o prazo que deve ser estabelecido pelo Ministério da Saúde, a vacina passa a ser ofertada nos serviços de vacinação de rotina para a população de 9 meses a 59 anos. O plano levou em consideração os corredores de risco para introdução da doença no Nordeste, o estoque de insumos necessários para a oferta da vacina na população-alvo, o fortalecimento da rede de serviços para a vigilância dos eventos adversos pós-vacinais e a capitação de profissionais atuantes nas salas de vacina dos municípios para o manuseio da vacina.

G1.

Tópicos
Anúncio full