Menu
Saúde

Cidade da PB comemora cura de todos os infectados pelo coronavírus

A prefeitura fez a aquisição de testes rápidos conseguiu realizar exames de forma contínua.

Da Redação do Diamante Online

26/06/2020 às 14:07 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Prefeitura de Boa Vista divulgou, na tarde dessa quinta-feira (25), que todas as pessoas com diagnóstico positivo para o novo coronavírus no município estão curadas. O primeiro caso foi registrado no dia 15 de maio.

O município de Boa Vista foi um dos primeiros a realizar a testagem em grande escala da população, conseguindo mapear os casos e monitorar toda a rede de contato dos infectados. A prefeitura fez a aquisição de testes rápidos, que retornam os anticorpos IgG e IgM, e com a quantidade enviada pelo Governo do Estado conseguiu realizar os exames de forma contínua.

Boa Vista chegou a registrar 48 casos confirmados do Covid-19. Apenas três necessitaram de internação e acompanhamento especializado. Hoje, 41 dias após o primeiro caso confirmado, o município de pouco mais de 7.500 habitantes comemora a recuperação de todos os pacientes.

De acordo com o prefeito André Gomes (PDT), isso foi possível devido ao protocolo de saúde iniciado assim que o paciente é diagnosticado, o acompanhamento individualizado realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, mas, sobretudo pelo apoio da população e o atendimento às recomendações feitas pelos órgãos científicos e de saúde.

“Isso foi possível com a colaboração da população em atender as recomendações, mantendo o isolamento social e seguindo as diretrizes do Governo e da Prefeitura. Diariamente realizamos testagem e isso tende a aumentar com a aquisição de novos kits para testes rápidos e com o trabalho de realizar o exame nos profissionais que estão na linha de frente, que além dos profissionais de saúde estão os servidores das outras secretarias, como os trabalhadores da limpeza urbana”, lembra o prefeito.

A prefeitura realizará a partir desta semana a testagem dos funcionários dos serviços essenciais (mercadinho, farmácias etc) seguindo um cronograma.

No último dia 18 de junho a prefeitura realizou um pregão eletrônico para aquisição de testes rápidos para detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2 e outros insumos necessários para utilizar nas ações de enfrentamento do Novo Coronavírus em Boa Vista. O município é pioneiro em diversas ações, na correta aquisição de materiais e no acompanhamento e tratamento dos infectados pelo Covid-19.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full