Menu
Saúde

Número de profissionais de saúde com Covid-19 cresce 58% em um mês

Número cresceu de 3.070 para 4.869.

Da Redação do Diamante Online

24/07/2020 às 13:18 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A quantidade de profissionais de saúde notificados com a Covid-19 na Paraíba cresceu de 3.070 para 4.869 entre os dias 24 de junho e 22 de julho, um aumento de mais de 58%, conforme dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Entre os infectados, além dos médicos, estão dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, condutores de ambulância e recepcionistas.

Com relação ao número médicos infectados pelo novo coronavírus no mesmo período, segundo o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), houve crescimento de 34%, saltando de 399 para 536.

“Os médicos, assim como os demais profissionais de saúde, estão mais expostos à contaminação pelo novo coronavírus. Infelizmente, sabemos que estes números podem ser ainda maiores, por conta de falhas nas notificações. Quanto mais médicos infectados, menos profissionais teremos para enfrentar essa batalha”, afirmou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais. Ele ainda lamentou o falecimento de mais uma médica vítima da Covid-19 na Paraíba, nesta quinta-feira (23).

Desde o fim de março, através de uma plataforma de denúncias online sobre as falhas na infraestrutura de trabalho, o CRM-PB vem recebendo queixas de médicos sobre problemas no processo de triagem, falta de equipamentos individuais de proteção (EPIs), insumos, exames e medicamentos, material para higienização e recursos humanos.

Para verificar estas denúncias e aumentar a segurança dos profissionais de saúde em seus locais de trabalho, o CRM-PB, através da campanha Médicos Contra o Coronavírus, tem visitado hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Estado. Mais de 40 municípios já foram visitados.

 

Portal Correio

Tópicos
Anúncio full