Menu
Saúde

Teste de medicamento contra a Covid-19 começa no Brasil

O ABX464 tem propriedades antivirais, além de capacidade de bloquear a inflamação.

Da Redação do Diamante Online

25/08/2020 às 12:24 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um novo medicamento promissor contra a Covid-19 começa a ser testado no Brasil. O estudo de fase 2b/3 tem como objetivo avaliar a eficácia do composto de tripla ação ABX464 na prevenção da inflamação grave em pacientes de alto risco para complicações da doença.

O medicamento, desenvolvido pela empresa francesa de biotecnologia Abivax, tem ação anti-inflamatória, antiviral e regenerativa. “A ideia é começar a tratar o paciente diagnosticado logo no início da infecção. Se funcionar, vai ser uma revolução porque vai reduzir muito a mortalidade”, disse à VEJA o imunologista Jorge Kalil, professor titular de imunologia clínica e alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenador do estudo miR-AGE no Brasil, com o apoio dos pesquisadores Pedro Giavina Bianchi e Sila Campos. 

O ABX464 foi desenvolvido originalmente para tratar doenças inflamatórias graves, como a colite ulcerosa. Como aconteceu com o remdesivir, que foi desenvolvido para o tratamento do Ebola, análises in vitro mostraram que o composto é capaz de evitar a replicação do SARS-CoV-2, nome oficial do novo coronavírus, em células pulmonares humanas.

Além disso, estudos de fase 1 e 2 mostraram que o medicamento oral reduz a inflamação e contribui para a regeneração de tecidos. “Esperamos que funcione como o antiviral remdesivir ou até melhor e também atue na inflamação”, afirma Kalil. A hiperinflamação pulmonar é a principal causa de desconforto respiratório e de morte dos pacientes com Covid-19.

Veja

Tópicos
Anúncio full