Menu
Saúde

Divulgada a 24ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba

O Plano é a matriz de orientação do estado para o funcionamento das atividades econômicas.

Da Redação do Diamante Online

02/05/2021 às 13:31 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A 24ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba aponta que 100% dos municípios paraibanos encontram-se entre a bandeira amarela (94%) e a bandeira laranja (6%). Não houve classificação de município em bandeira vermelha, porém, nessa avaliação, a bandeira verde não foi atribuída a nenhum dos municípios paraibanos. O balanço das novas bandeiras, divulgado nesse sábado (1º), passa a vigorar a partir desta segunda-feira (3).

De acordo com a avaliação, os 12 municípios da 1ª Macrorregião de Saúde, com a capital paraibana e cidades da região metropolitana, estão na bandeira amarela. São estes: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.

O Plano Novo Normal é a matriz de orientação do estado para o funcionamento das atividades econômicas, indicando quais segmentos devem funcionar.

Segundo a Nota Técnica, o período entre a 22ª e 24ª avaliações marca uma importante transição de bandeiras, delimitada, em especial, pelas tendências de redução das médias móveis da taxa de transmissibilidade do novo coronavírus e das taxas de ocupação hospitalar dos leitos de terapia intensiva de adultos em todo estado da Paraíba.

“Cabe sempre ressaltar que as transições para bandeiras de menor risco, como a bandeira amarela, devem ser acompanhadas com ainda mais atenção e cautela pelas autoridades sanitárias locais, com vistas a que sigam sendo aperfeiçoadas as medidas de proteção sanitária dedicadas a frenar o crescimento de número de casos, internações hospitalares e óbitos pela Covid-19”, orientou o secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi.

Sobre a vacinação contra a Covid-19, a Paraíba é um dos estados brasileiros com mais doses aplicadas, tendo uma razão média de aplicação de mais de 16,21% de primeiras doses em relação à população do Estado.

“Uma vez vacinadas, paraibanas e paraibanos devem continuar seguindo rigorosamente as recomendações quanto a proteção individual e coletiva. Será o uso contínuo das máscaras, a manutenção do correto distanciamento social e a lavagem frequente das mãos que evitarão a disseminação do novo coronavírus para as pessoas que ainda não foram vacinadas, posto que o vírus ainda pode ser transportado por pessoas já vacinadas”, ressaltou Beltrammi.

Diamante Online

Anúncio full