Menu
Sertão

Pai cavalga por 5 estados e chega à PB para cumprir promessa de ver filha se formar

Josemar de Oliveira saiu de Brasília no dia 17 de março e chegou na Paraíba neste domingo (15).

Da Redação do Diamante Online

16/04/2018 às 18:30 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Na tarde deste domingo (15) chegou ao distrito de São Gonçalo, no município de Sousa, Sertão paraibano, o supervisor de obras Josemar de Oliveira, junto com o cavalo que o acompanhou durante os 2 mil quilômetros e 29 dias entre Brasília e a Paraíba. Ele cumpriu a promessa que fez à filha cerca de cinco anos atrás: cavalgar até o interior paraibano para participar da festa de formatura dela em medicina veterinária, pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no campus de Sousa.

Eu não tenho nem palavras. Foi o maior ato de amor que já recebi, disse Beatriz Fernandes, filha de Josemar.

Mas Josemar não fez essa viagem sozinho, planejada há dois anos. A esposa dele, a dona de casa Lucimar Dantas, 51 anos, seguiu com ele, além de um casal de amigos, o produtor rural Cícero Duarte, 41 anos, e a dona de casa Maria das Graças, 36 anos. O casal é de Poço de José de Moura, também no Sertão da Paraíba, e conheceu os pais de Beatriz durante o planejamento da viagem.

Uma emoção muito forte, pegamos muitas chuvas no caminho, fizemos amizades com as pessoas que nos receberam nas fazendas. Primeiramente agradecer a Deus, declara Cícero.

Para essa aventura, Josemar montou uma estrutura de cuidados tanto para ele quanto para os animais que o acompanham nessa missão. Além disso, ele fez um orçamento de cerca de R$ 15 mil para completar a promessa.

grupo chegou na tarde do domingo e cerca de 25 cavaleiros do Alto Sertão da Paraíba foram recepcionar Josemar e o amigo Cícero Duarte. A intenção de todos era fazer a última parte da viagem cavalgando pela Zona Rural, mas as chuvas prejudicaram as estradas nas comunidades que faziam parte do trajeto. O fim da viagem foi feito pela BR-230.

Prova de amor para a família, para a minha filha, pelo animal, prova de amor a todos os vaqueiros nordestinos, ressalta Josemar.

Josemar é natural de Coremas, na Paraíba, mas ainda criança se mudou para São Gonçalo, onde morava a esposa, e há 29 anos foram morar em Brasília. Todos os anos ele visita o lugar onde passou boa parte da infância e da adolescência. Cavalgando, é a primeira vez que fez a viagem, o que a tornou ainda mais especial.

Eu sempre tive vontade de fazer uma viagem longa a cavalo. Gosto muito de cavalgar. E quando Beatriz foi para Sousa fazer medicina veterinária eu achei que ela não ia aguentar, ia voltar para casa. Aí fiz a promessa e agora estou cumprindo, explicou o supervisor de obras.

Roteiro passou por cinco estados até a Paraíba
No roteiro da viagem, que partiu de Brasília em uma cavalgada até a saída da capital, estava a passagem pelos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará, até chegar à Paraíba. Para conseguir concluir todo esse trajeto, foi montada uma operação entre os viajantes.

As mulheres seguiram em uma caminhonete onde tinha alimentação e outros itens para dar suporte à viagem, cuja maior parte era para os bichos, incluindo ainda medicamentos. Havia também um trailer para levar a ração dos animais e para eles serem transportados em algumas circunstâncias. Isso porque os homens alternavam a cavalgada em três animais, sendo uma mula (Tesoura), um burro (Alicate) e uma égua (Bella), e iam uma parte no carro.

Dos 2 mil km do percurso, a pretensão de Josemar era fazer pelo menos 1,4 mil km montado e o restante no automóvel. Ele conseguiu percorrer 1,05 mil km cavalgando. Segundo ele, não dava para fazer a viagem toda cavalgando devido às condições das rodovias, do cansaço para eles e para os animais.

Josemar fez questão de levar um mapa em vez de um GPS para visualizar melhor o caminho e evitar ao máximo o asfalto, cavalgando apenas na estrada de terra.

G1 PB

Tópicos
Anúncio full