Menu
Sertão

Sertão registra maiores volumes de chuvas de janeiro, na Paraíba

Conforme dados da Aesa, município de Cajazeiras foi onde mais choveu no estado entre os dias 1º de janeiro e 1º de fevereiro de 2020.

Da Redação do Diamante Online

02/02/2020 às 12:39 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as cinco cidades paraibanas onde foram registrados os maiores volumes de chuvas entre os dias 1º de janeiro e 1º de fevereiro estão localizadas no Sertão do estado. Na madrugada desse sábado (1º) a Aesa registrou chuvas de até 120 milímetros em cidades paraibanas, e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que quase todos os municípios do estado possam receber mais chuvas até o domingo (2).

Conforme a Aesa, as cidades que registraram os maiores volumes de chuva em janeiro foram as seguintes: Cajazeiras: 344,1 milímetros; Emas: 314,4 milímetros; Mãe D’Água: 306,2 milímetros; e Teixeira: 276,2 milímetros. 

A previsão da Aesa para o primeiro trimestre de 2020 era de chuvas acima da média em toda a Paraíba, e por conta do alto volume de previsto e registrado já no primeiro mês do ano, açudes como o Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e outras 18 cidades, apresentaram aumentos significativos em seus volumes, e rios como o Taperoá, um dos afluentes do Boqueirão, encheram.

Ainda durante o mês de janeiro, a capital João Pessoa, que registrou o maior volume de chuvas entre todos os municípios paraibanos em 2019, recebeu apenas um terço do esperado para o período. Conforme a Aesa, devido a localização do sistema que atuou na ocorrência de chuvas na Paraíba, choveu apenas 25,1 milímetros dos 80,1 milímetros previstos para janeiro, em João Pessoa.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full