Menu
Vale do Piancó

Em Piancó, Fenômeno solar raro é visto durante o por do sol

Um pilar de luz toma a aparência de estreitas colunas que se estendem verticalmente acima e/ou abaixo da fonte de luz.

Da Redação do Diamante Online

14/10/2019 às 09:55 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um fenômeno raro no Nordeste foi observado nem algumas cidades da Paraíba na quarta-feira (9), de acordo com Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon). O fenômeno se chama Pilar Solar e foi visto como uma coluna de luz na direção do pôr do sol.

Na Paraíba, o fenômeno foi visto, pelo menos, em três cidades: João Pessoa, Pilar e Piancó. Mas o Pilar Solar também foi observado em Pernambuco e no Ceará.

Segundo Marcelo Zurita, o pilar solar é um fenômeno óptico formado pela reflexão da luz em cristais de gelo nas nuvens mais altas presentes na atmosfera terrestre. Um pilar de luz toma a aparência de estreitas colunas que se estendem verticalmente acima e/ou abaixo da fonte de luz.

Conforme relata Marcelo Zurita, o pilar solar se trata de um fenômeno muito comum em locais frios, mas raro de se ver no Nordeste. Dependendo da intensidade, o pilar solar pode vir acompanhado de halos, arco tangentes e parélios, todos eles formados a partir do reflexo da luz solar nos cristais de gelo.

G1BR

Tópicos
Anúncio full