Menu
Vale do Piancó

Prefeitura de Ibiara Investe em mapeamento aéreo para controle epidemiológico

Essas informações serão importantes para possibilitar a administração investigar as possíveis causas.

Da Redação do Diamante Online

03/06/2020 às 10:42 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Está sendo realizado no município de Ibiara-PB, um projeto de mapeamento aéreo com drone para monitoramento e controle epidemiológico da dengue e do coronavirus. Como fruto desse trabalho será disponibilizado mapas com a localização de focos de dengue e outras doenças epidemiológicas nos últimos anos no município. Essas informações serão importantes para alertar a população e possibilitar à administração municipal investigar as possíveis causas, tanto nas residências como na infraestrutura urbana, favorecendo dessa forma a população de Ibiara no controle e Combate ao Mosquito da dengue e outras epidemiologias como a da COVID-19.

Esse Mapeamento servirá também ao propósito de Planejamento físico territorial, possibilitando uma estrutura de dados de toda a infraestrutura da cidade, servindo para subsidiar projetos de engenharia diversos e ações públicas mais assertivas da administração municipal. Como exemplo de várias aplicações dessa geotecnologia é a solução do Ordenamento Territorial Urbano, ou seja, ordenar o número das casas da cidade, favorecendo serviços de entregas essenciais aos Munícipes de Ibiara.

Outra importante solução é o mapeamento topográfico para a implantação de projetos de drenagem, pavimentação e saneamento básico, mapeamento socioeconômico, entre outras várias aplicações que beneficiam tanto o poder executivo municipal quanto a sociedade.

A primeira etapa já foi realizada: o levantamento topográfico com GPS de alta precisão e Drone. As informações seguem para análise e processamento das mesmas. O passo seguinte será a elaboração da base cartográfica e coleta de todas informações territoriais possíveis já existentes na prefeitura, para a elaboração do banco de dados geográfico e mapas que serão disponibilizados em meio digital e analógico.

Essa tecnologia do mapeamento aéreo é de fundamental importância para as administrações municipais que desejam trabalhar arduamente nos problemas da cidade, pois é uma ferramenta que permite visualizar os problemas do município e a elaborar projetos no campo da engenharia e do social. Por isso que cidades mapeadas e com um sistema de informação multifinalitário são chamadas em todo o mundo de “Cidades Inteligentes”.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full