Menu
Vale do Piancó

Quase todas as prefeituras do Vale do Piancó dispõem de perfis em redes sociais, mas poucas são ativas

Região compreende 19 municípios da Paraíba.

Da Redação do Diamante Online

03/12/2020 às 15:27 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Perfil da prefeitura de Boa Ventura no Facebook - Foto: Reprodução/T. Gomes

Todos os 223 municípios paraibanos declararam ter página da prefeitura na internet e 185 (82,9%) informaram ter perfil em alguma rede social, em 2019, de acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), divulgada pelo IBGE, juntamente com a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic), nesta quarta-feira (2). 

Na região do Vale do Piancó, Sertão paraibano, segundo um levantamento feito pelo Diamante Online, quase todas as cidades têm perfis oficiais no Instagram e Facebook, no entanto, poucas são ativas com publicações periódicas.

No início da pandemia, os gestores utilizaram uma dessas redes como único meio para informar sobre a pandemia com atualizações diárias de aumentos dos casos confirmados da doença, entretanto, há meses muitos deixaram de fazer qualquer tipo de publicação; e outros chegaram até a excluir as contas.

Durante a campanha eleitoral deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu as prefeituras de publicarem atos institucionais, uma vez que tais divulgações poderiam promover os atuais gestores e comprometer a normalidade do pleito, contudo, dados da Covid-19 foram permitidos serem veiculados nas mídias, como forma de manter a população informada acerca do avnaço do vírus. 

Sobre legislação específica de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), 153 municípios paraibanos responderam que tinham, em 2019, segundo a Munic. Além disso, quase a totalidade, 220, tinham portal da transparência e apenas 48 contavam com portal de dados abertos. O que representa 21,5% das 223 cidades do estado.

Diamante Online 

Tópicos
Anúncio full