Menu
Vale do Piancó

Agricultor dribla a seca e cultiva 18 mil pés de tomate, no Vale do Piancó

No final da produção, o agricultor espera colher algo em torno de 3 mil caixas do produto

Da Redação do Diamante Online

22/02/2016 às 13:10 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O produtor rural Sebastião Ferreira de Oliveira, proprietário do sítio Umbuzeiro, que fica localizado no município de Santa Inês, está prestes a comemorar a excelente safra de tomate. O plantio em campo aberto e com economia d’água, em conjunto com o conhecimento da técnica do produtor, tem sido um grande aliado para garantir a qualidade da hortaliça e a excelente safra. São 18 mil pés plantados, divididos em 3 espaços na propriedade.

A plantação foi feita toda no sistema de gotejamento, o que faz uma grande economia de água. São cerca de 35 mil litros de água, usados para toda a irrigação por dia. A água vem de quatro poços artesianos da propriedade, que têm uma vazão média de 10 mil litros d’água por dia cada, totalizando 40 mil litros d’água/hora.

No final da produção, o agricultor espera colher algo em torno de 3 mil caixas do produto. O preço atual do tomate no mercado gira em torno de 60 reais a caixa, o que daria um montante de cerca de 180 mil reais.

Ao portal Vale do Piancó Notícias, Sebastião explicou que a partir de 40 reais por caixa, já é possível obter lucro na produção. No entanto, ele teme que o preço possa despencar do atual, sacrificando seu lucro no final da produção.

“O tomate é uma hortaliça que oscila muito de preço. Há cerca de 10 dias nós vendíamos a caixa por 110 reais. Hoje o preço do mercado é 60 reais. Amanhã não sabemos avaliar quanto custará. Nesse preço atual já é possível lucro na produção, mas caso o preço baixe, sacrificaremos nossos lucros”, destacou o agricultor.

Vale do Piancó Notícias

Anúncio full