Menu
Vale do Piancó

Epidemia viral vitima mais três idosos e um jovem de 28 anos em Itaporanga. Já são 12 mortes

Em pouco mais de um mês, somente em Itaporanga, já são 12 mortes de pessoas, a maioria idosos

Da Redação do Diamante Online

11/03/2016 às 11:05 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Com baixa imunidade e desidratação provenientes supostamente da virose transmitida pelo mosquito aedes aegypty, resultando em outras complicações clinicas, mais três idosas faleceram em Itaporanga. Duas delas somente nas últimas 36 horas, e não foram as únicas vítimas da epidemia que castiga Itaporanga: o caso mais dramático foi de um jovem de 28 anos, José Hélio Rufino, que faleceu na madrugada dessa quinta-feira, 10, despois de apresentar uma grave hemorragia. Familiares e amigos estão muito abalados emocionalmente.

Conforme dona Daguia, mãe do rapaz, que está inconformada com a morte do seu único filho homem, o jovem apresentou febre alta, dores e inchaço nas articulações há duas semanas, sintomas característicos da chyncungunya. Seu quadro agravou-se nessa segunda-feira, 7, quando ele foi levado pelo Samu para o hospital de Itaporanga, mas, como não tinha vaga, terminou removido ao regional de Piancó, mas não teve melhora: apresentou um quadro de grave hemorragia, com vômitos sanguinolentos, e foi levado para um centro hospitalar de Campina Grande, onde faleceu.

A mãe se queixa da precariedade do atendimento no hospital de Piancó, onde o jovem, que era solteiro, passou um dia internado, mas não havia nem soro glicosado, conforme ela, que reside na Rua Expedito Basílio, centro de Itaporanga, e onde o corpo está sendo velado. “Comentaram no hospital de Piancó que seria dengue hemorrágica, mas não sei o que os médicos atestaram em Campina Grande, mas eu acredito que tenha sido alguma coisa desse tipo, porque meu filho, apesar de beber, era uma pessoa sadia, e só se acamou depois que pegou essa doença do mosquito”, comentou emocionada a mãe.

Morte de idosos: duas das três idosas falecidas apresentaram os mesmos sintomas e um fim parecido: Neci Cavalcante Alves, conhecida como Pequena, de 69 anos, moradora da Rua Argemiro de Figueiredo, e Terezinha Soares da Silva, de 85, que residia na Rua Santo Antônio, tiveram, entre outros sintomas, dores, febre alta e grave diarreia. Chegaram a ser levadas ao hospital de Itaporanga, onde tomaram soro e foram liberadas para casa, sofrendo um agravamento em seu quadro clínico.

Dona Terezinha faleceu em casa, no último dia 2, enquanto Neci chegou a ser levada para o hospital de Piancó, onde faleceu nessa quarta-feira, 9, e eu corpo foi sepultado nesta quinta. O filho de Teresinha Soares, conhecido como Neto Xanha, protestou contra o hospital de Itaporanga: “Deram um soro e uma dipirona nela, únicos remédios que parecem que eles têm lá, e mandaram ela para casa, onde minha mãe terminou morrendo, porque a diarreia era forte demais ”, disse em tom de revolta.

A outra idosa, Antônio Barreiro Rodrigues, de 82 anos, que morava na Rua Horácio Gomes, foi sepultada nessa quarta-feira, 9. Sua morte ocorreu na véspera em Patos, mas, conforme familiares, sua primeira internação foi no hospital de Itaporanga motivada pela virose, resultando, como se supõe, em outras enfermidades fatais para uma pessoa já de idade avançada.

Em pouco mais de um mês, somente em Itaporanga, já são 12 mortes de pessoas, a maioria idosos, que vinheram a óbito depois de contrair as doenças virais transmitidas pelo mosquito. A epidemia já infectou mais da metade da população urbana local e continua descontrolada, mas o governo permanece omisso. Faltam ações fortes de combate e controle do mosquito e melhoria hospitalar para o enfrentamento clínico da epidemia.

Folha do Vali

Tópicos
Anúncio full