Menu
Vale do Piancó

Família deixa SP para morar em Serra Grande e consegue sustento cultivando alface sem solo; veja

A produção de Evileuza começou experimentalmente com pouco mais de 50 pés de alface e hoje ampliou sua capacidade para 350 pés

Da Redação do Diamante Online

03/04/2016 às 12:04 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Uma família que morou durante duas décadas no Estado de São Paulo, onde viviam da metalúrgica, resolveu abandonar o grande centro para morar na cidade de Serra Grande (PB), cidade situada na microrregião do Vale do Piancó.

De acordo com Maria Evileusa de Oliveira Lages, ela que é natural de Serra Grande, ela disse para o esposo Mineiro, Osmar Lajes, que não suportava mais ver tanta criminalidade em São Paulo e que na Paraíba tudo era mais tranqüilo, foi ai que eles resolveram deixar de vez a metrópole para viver no Sertão.

Em Serra Grande, Evileusa de Osmar e dos dois filhos, montaram uma lanchonete, porém as vendas não eram suficiente para o sustento do próprio estabelecimento e num certo dia, ela leu uma reportagem sobre como cultivar plantas sem necessidade de solo, divulgada pela UFCG de Sousa, e a partir daí todas as idéias mudaram. A lanchonete fechou e eles deram início a um novo projeto. A Hidroponia.

Hoje, a família de Evileusa tira o sustento da casa cultivando hortaliças. “Estamos utilizando uma forma de cultivar plantas sem solo, processo pelo qual as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada. Dessa maneira, as raízes ficam suspensas em meio líquido, apoiadas em bases de cano de PVC e com isso, temos obtido bons resultados aqui na cidade”, comenta a serragrandense.

A produção de Evileuza começou experimentalmente com pouco mais de 50 pés de alface e hoje ampliou sua capacidade para 350 pés. Ela cultiva suas hortaliças em uma área de sua casa, no centro da cidade.

“Estamos muito felizes com os resultados, hoje estamos tirando o maior sustento a família da nossa produção. Já temos clientes fieis que sabem a qualidade do nosso produto aqui em Serra Grande, porém já fechamos parcerias com grandes clientes da cidade de Itaporanga e com isso, conseguimos sobre sair deste cenário de desemprego que vivenciamos aqui no Sertão, além de fugir dos efeitos que a seca tem nos causado”, comentou Evileuza.

A técnica do cultivo hidropônico ainda é novidade no Vale do Piancó, porém tem sido incentivada aos produtores pelo governo do Estado para manter as atividades agropecuárias no Semiárido paraibano em meio à escassez de água.

Depois de 3 anos em Serra Grande, a família de Evileusa já não pensa mais em voltar para São Paulo. “Quando se tem força de vontade, tudo pode mudar e a vida passa a ser diferente. Os Horizontes aparecem”, finalizou.

Os interessados nesta nova técnica de cultivo também podem pesquisar sobre o assunto na Internet, quem sabe você pode ser o próximo cultivador.

Veja mais imagens:

Diamante Online

Anúncio full