Menu
Vale do Piancó

Secretário já constata 85% de perda na produção agrícola, em Santana de Mangueira (PB)

Ronaldo disse que está sendo elaborado um laudo para ser enviado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário

Da Redação do Diamante Online

13/06/2016 às 12:03 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Cerca de 85% da produção agrícola do município de Santana de Mangueira (PB), já foi perdida esse ano de 2016. É o que constatou a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Emater regional.

De acordo com as informações, o município possui 34 comunidades rurais, e na maioria delas, famílias dependem da exploração agrícola para o próprio sustento.

O Secretário Ronaldo Nunes informou que está sendo feito um levantamento exato dessa perda. “Já passamos por 16 comunidades rurais, e o que constatamos é sempre o mesmo caso, ninguém colheu nada e além do prejuízo, aumenta o êxodo rural. A situação é assustadora”, comenta.

Na comunidade Figueira, considerada uma das maiores do município, a agricultora Rozenilda Lopes disse que já perdeu as esperanças na sua plantação e agora irá buscar benefícios federais para pelo menos pagar algumas dívidas e comprar o arroz e feijão que em sua terra não nasceu.

Assim também foi o caso de Ivanildo Manoel, que tem um pequeno pedaço de terra na comunidade Canoa dos Tiadozos, e perdeu toda a sua plantação.

Ronaldo disse que está sendo elaborado um laudo para ser enviado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde busca a ajuda federal para a continuação do pagamento do Seguro Safra.  

      

Diamante Online

Anúncio full