Menu
Vale do Piancó

Pecuarista de Curral Velho é o primeiro a gerar sua própria energia através do sol no Vale do Piancó

A micro usina fica no Km 8 da Rodovia que liga o município de Diamante a Curral Velho no Sertão da Paraíba

Da Redação do Diamante Online

01/07/2016 às 14:47 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O pecuarista Heleno Alexandrino, de 84 anos, natural do município de Curral Velho (PB) é o primeiro agricultor do Vale do Piancó a instalar um sistema de energia solar conectado à rede, gerando sua própria energia através de fontes renováveis.

A micro usina fica no Km 8 da Rodovia que liga o município de Diamante a Curral Velho no Sertão da Paraíba.

O sistema possui 32 módulo fotovoltaico, que é conectado a rede da concessionária Energisa e irá gerar uma média de energia suficiente para abastecer 10 casas populares no Brasil.

A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos, irá servir para o pecuarista utilizar nas dependências da Fazenda e para alimentar o sistema de irrigação e ainda poderá usar essa mesma energia para abater a conta de outros imóveis da zona urbana, tudo isso devido à lei 482/2012 da ANEEL, que concede a possibilidade de gerar energia em um local e compensar os KWh em outro imóvel.

O projeto foi elaborado e instalado pela i9 Engenharia Brasil, empresa com sede em João Pessoa, e foi coordenado pelo jovem natural da cidade de Diamante, o empresário Miguel Melo.

Para Miguel, o Sertão da Paraíba está em uma área de melhor insolação do Brasil, e garante que o sistema irá gerar mais energia que o calculado devido os ótimos índices solares do local.

“Para instalar um sistema de geração de energia através do sol, é necessário realizar um projeto para dimensionamento do sistema, onde é calculado o total de placas de acordo com os KWh/mês consumido pelo imóvel e a insolação do local”, comenta.

Miguel ainda informou aos agricultores, empresários, associações ou cooperativas interessadas em gerar sua própria energia, que existe uma linha de crédito chamada FNE SOL no Banco do Nordeste, com taxas de juros de 6,5% a 11% ao ano, onde o correntista pode fazer a aquisição do valor do investimento, ficando as parcelas iguais ao valor pago na conta de energia atual do imóvel, que após fim do financiamento dos equipamentos o usuário terá uma considerável economia no bolso.

Heleno disse que quando soube da inovação não pensou duas vezes e que logo solicitou uma analise em sua fazenda, objetivando gerar a sua própria energia, sabendo ainda que estaria fazendo o uso dela também em seus imóveis que ficam na cidade de Diamante.

“Eu sempre estava acompanhando o assunto através do rádio e da televisão, daí surgiu essa oportunidade e logo abracei. Estou muito satisfeito com os resultados. Agora sei que também estou ajudando com a economia na água, já que serei mais um a não utilizar energia gerada através de usinas hidroelétricas”, comentou.

Os interessados podem manter contato com a empresa responsável pela instalação de sistemas de energia solar pelo site www.i9engenhariabrasil.com ou pelos números 83 4141-1416 ou 83 98878-6316.

Diamante Online

Anúncio full