Menu
Vale do Piancó

Carmelita é empossada prefeita de Diamante e reverte situação na Câmara Municipal; fotos

Carmelita leu seu discurso, elencando seu novo secretariado; saiba quem são

Da Redação do Diamante Online

01/01/2017 às 17:25 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Prefeita Carmelita de Odoniel tomou posse na manhã deste domingo, 1º de janeiro, durante sessão solene na Câmara Municipal de Diamante (PB). A nova prefeita foi ovacionada no momento que chegou acompanhada de sua vice, Clarice Melo para o ato público.

Nas primeiras horas do dia, a programação teve início com uma alvorada festiva que contou com a Banda Filarmônica Marta Batista de Moura. As 08h, foi celebrada uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz, que contou com a participação dos padres Damião Pereira e Gláucio Galdino.

Depois da missa, foi à vez de lotar as dependências da Câmara Municipal, aonde foi dado início a Sessão de Posse dos novos vereadores. A mesma foi presidida pelo Vereador Coronel Fonseca.

 

Placar revertido

Durante a Sessão, duas chapas foram registradas para concorrer a presidência da Câmara Municipal, sendo uma encabeçada pelo Coronel Fonseca e outra pelo Vereador Edivan, que saiu vitorioso, revertendo assim o placar da nova bancada, já que ele obteve cinco dos nove votos da casa. Edivan é vereador da base da Prefeita Carmelita.

 

Transmissão de cargos

Na prefeitura, a Prefeita Carmelita foi convidada para participar da formação da mesa, que por sinal foi muito bem prestigiada pelos secretários, servidores do município, pessoas da comunidade, familiares, amigos e secretários.

Antes da abertura das falas, aconteceu um ato ecumênico com a pregação da palavra. Falou em público, o novo presidente da Câmara, que deu as boas vindas a Carmelita. Em seguida a professora Francerly Moreira leu uma mensagem representando todos os servidores do município. Quem também leu uma mensagem, desta vez representando a comunidade, foi o senhor José Silvino. Já a vice-prefeita Clarice Melo antecedeu o discurso de possa da prefeita.

 

Discurso da possa

Carmelita leu seu discurso, elencando seu novo secretariado: Odoniel Junior (Saúde), Deusiane Marques (Educação), Reginaldo Basílio (Administração), Finanças (Leonardo Mangueira), Liani (Assistência Social), Cleide Melo (Instituto de Previdência), Vanderly Pinto (Procuradoria), Zé Banga (Chefe de Gabinete), Arliston Jerônimo (Assessor de Comunicação), Neudo (Infra Estrutura), Idelfonso Lucas (Esportes).

Leia o discurso da prefeita na íntegra:

DISCURSO DA POSSE

Neste primeiro dia do ano, encontro-me aqui com o coração transbordando de alegria e agradecimentos, sentimentos estes que quero externá-los ao povo maravilhoso de Diamante.A partir da história desta cidade, somos conhecedores de que foi preciso uma grande labuta, esforço e suor de muitos para construir estelugar, o qual hoje está enfrentando várias dificuldades, mas o desejo de lapidar o “diamante” é tão grande que com o auxílio Divino e a coragem dos diamantenses, com certeza iremos conseguir avançar a partir de agora.

Como prefeita desta cidade, sei que preciso respeitar e valorizar a história de Diamante, como também preciso modernizá-la, sem ferir as suas tradições.  Esta cidade é um patrimônio de todos nós, e tem que ser preservado para as futuras gerações, e ao mesmo tempo, sei que não posso esquecer deque Diamante é uma cidade viva, dinâmica e que não pode parar de brilhar. Pois como dizia Dom Helder Câmara: “O menor recanto apresenta riquezas inesgotáveis.” E é assim que vejo nossa cidade, como um lugar que possui tesouros escondidos repletos de joias, as quais precisam de espaço para contagiar, com sua beleza, a todos que aqui habitam.

A partir de hoje, minha dedicação a nossa querida Diamante será total. Vou trabalhar incansavelmente para cumprir os compromissos que assumi com a nossa população. Sei que não vai ser fácil, mas uma coisa eu posso garantir a vocês, não tenho medo de desafios, aliás, tenho convicção, de que são os desafios que nos fazem avançar, mas, não estou aqui para iludir ninguém, não vou prometer soluções milagrosas, ou criar falsas expectativas. Os problemas da cidade não serão resolvidos da noite para o dia, as conquistas, nós sabemos, não caem do céu, não são servidas em bandeja de prata. As conquistas, para acontecerem precisam de muito trabalho, de muito planejamento, muita dedicação, e também, de uma boa dose de sacrifício.

Não vou deixar de tomar medidas duras, masnecessárias para tirar a nossa cidade da situação em que ela se encontra nas mais variadas áreas, a começar pela nossa educação. Algumas vezes, é preciso tomar um remédio amargo agora, para que este nos traga um resultadosatisfatório no futuro.Os primeiros meses da minha gestão vão ser de trabalho duro, de medidas lineares, com pouco para colher. É preciso perseverança e paciência, não podemos atropelar as etapas que necessariamente precisaremos percorrer.

Quero ser cobrada pelo que fiz em meu mandato, não pelo que fiz em cem dias, seis meses ou um ano, mas reafirmo diante de vocês, todos os compromissos assumidos serão cumpridos e para avançar de verdade, para colocar a nossa cidade em efetivo desenvolvimento, eu vou precisar do apoio de todos vocês. Já dizia o escritor Napoleão Hill “A coragem nasce no berço da adversidade”. E apoiada neste pensamento, sei que as adversidades são enormes, mas também acredito que ninguém faz nada sozinho, muito menos administrar uma cidade com aproximadamente6 mil habitantes. Por isso conto com o apoio de todos que querem uma cidade melhor.

No novo secretariado da prefeitura, procurei escolher os melhores, os mais capazes, os mais comprometidos com o trabalho. Vamos implantar uma prática de gestão moderna e eficiente, estabelecendo metas claras e principalmente cobrando resultados. Não vou tolerar, em hipótese alguma, a corrupção. Meu compromisso é com a transparência, com a ética e com a austeridade. Quem fizer diferente disso, será exonerado, investigado e responderá na justiça pelos seus atos.Esse ano vai ser o ano de arrumar a casa, e se Deus quiser, no final de 2017, nós já teremos uma cidade com o brilho que ela um dia já teve para o seu povo.

Daqui a 4 anos, quero ser cobrada pelos compromissos que assumi com a população. Quero uma cidade que não traga tanto desconforto. Que tenha um transporte público mais estruturado, como os ônibus que transportam os nossos estudantes, a ambulância que transfere o enfermo.Daqui a 4 anos, queremos uma administração muito mais próxima da população. Não podemos aceitar como normal que a prefeitura leve semana, às vezes meses, para resolver pequenos problemas que tanto atrapalham o dia-dia do cidadão.

Daqui a 4 anos, quero que a saúde pública de Diamante seja vista com outros olhos pelos seus usuários, vamos começar pelo básico, que é fazer com que as unidades de saúde já existentes, funcionem de forma mais descente, com médicos, medicamentos e aparelhos funcionando. A partir daí vamos investir na instalação de novas unidades de saúde pelo município, começando sempre pelos setores mais carentes de Diamante.

Daqui a 4 anos, queremos uma educação que seja exemplo para outras cidades da nossa região. A educação precisa cumprir o seu papel de preparar as nossas crianças, adolescentes e os nossos jovens. Educação pública, gratuita e de qualidade é uma prioridade do nosso governo.

Espero que daqui a 4 anos, Diamante seja uma cidade muito mais justa e que acolha melhor seus filhos. Sabemos que, infelizmente, a nossa cidade não possui muitas oportunidades de emprego, porém buscaremos juntos das instituições competentes, desenvolver a nossa economia local.A primeira grande mudança que eu desejo implementar na nossa prefeitura, é no jeito de governar. Precisamos agir com profundo respeito pelo cidadão. Trabalhar com compromisso e dedicação.

Quero que a população de Diamante saiba que tem uma prefeita que vai estar junto ao povo, que vai estar ali presente, fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para cuidar da nossa cidade, e sem dúvida, um dos primeiros objetivos, é enfrentar o problema da falta dágua que todos nós estamos passando.Vamos agir com coerência e responsabilidade, não temos o direito de desperdiçar um centavo sequer do dinheiro da prefeitura. Nós vamos gastar sim, mas vamos gastar com aquilo que é necessário.

Na nossa prefeitura, vamos dar atenção especial à geração de empregos. Não há duvida de que essa é a melhor forma para combater a desigualdade social, mas vamos também trabalhar, para que os programas sociais, como o Bolsa Família, Garantia Safra, sejam ampliados na nossa cidade.

A nossa cidade traz consigo 55 anos de história, uma história de superação, e juntos vamos construir o Diamante que todos nos queremos. Agora é hora da ação, de arregaçar as mangas e colocar o discurso em prática, é hora de trabalhar duro, hora de tornar o sonho dessa cidade possível, hora de voltar a crescer já.Foi uma longa caminhada até aqui. Uma caminhada que começou nas ruas, nasceu do diálogo com o povo de Diamante, e apesar de perceber o tamanho da dificuldade, eu percebi também que as pessoas tinham esperança no coração. O que eu mais vejo, andando pelas ruas desta cidade, é a esperança no coração do nosso povo e da nossa gente.

Vocês não fazem ideia, da responsabilidade que caiu sobre os meus ombros no dia que fui eleita. Por isso, o que eu posso dizer, é que eu não vou decepcionar vocês. Eu amo essa cidade. Foi aqui que criei a minha família, foi aqui que o povo nos acolheu. Eu quero oferecer os próximos quatro anos da minha vida a serviço de Diamante.Eu prometo a vocês, que serei uma prefeita comprometida, uma prefeita que vai suar a camisa, que vai fazer tudo o que é possível para dar a essa cidade, o brilho e o respeito que ela merece.

Muito obrigada e que Deus nos abençoe.

 A Programação de posse ainda contará com festa dançante a partir das 22h em praça pública.   

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full