Menu
Vale do Piancó

Em Brasília, prefeito de Pedra Branca integra comissão que exige aporte financeiro do Governo Federal

A queda dos repasses no FPM já era esperada, mas não aceita, os prefeitos já vinham levantando a bandeira de luta contra essa queda há muito tempo.

Da Redação do Diamante Online

08/11/2017 às 14:52 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Uma comissão formada por 15 prefeitos paraibanos está em Brasília desde o inicio desta semana para exigir um aporte financeiro do Governo Federal, para salvar os municípios, que vivem o seu pior momento financeiro dos últimos tempos. Os prefeitos estão acompanhado do presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), Tota Guedes.

O Prefeito Allan Bastos, do município de Pedra Branca (PB), que representas a região do Vale do Piancó, disse que está tentando reduzir gastos no custeio, porém, a falta de receita tem ocasionado sérios problemas para todos os pequenos municípios da paraíba. “Se houver ainda mais, queda do FPM, as prefeituras enfrentarão problemas para encarar até mesmo as folhas de pagamentos dos servidores.

A queda da receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) chega a quase 40%, em relação ao mesmo período do ano passado. O que vem comprometendo as gestões de muitos municípios, que só tem o FPM como principal fonte de recursos.

A queda dos repasses no FPM já era esperada, mas não aceita, os prefeitos já vinham levantando a bandeira de luta contra essa queda há muito tempo. Porém, o Governo Federal não atendeu as solicitações dos prefeitos, mesmo apresentando as suas dificuldades e os prejuízos oriundos da falta de recursos.

Em 2016 a queda do FPM representou mais de 10% em relação ao ano de 2015 e este ano o impacto foi ainda maior, o que leva muitos prefeitos a não terem condições de pagar em dia os servidores, nem tão pouco pagar o 13º salário, que é aguardando no final do ano.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full